Muito se fala do “projeto verão“, sinônimo de entrar em forma para a estação mais quente do ano. Até aí tudo bem, já que muitos passaram o ano todo se cuidando, fazendo dieta e treinando de forma correta.
Mas para alguns é uma espécie de corrida contra o relógio, tentando usar ao mesmo tempo todos os artifícios possíveis para se alcançar o físico desejado. Produtos milagrosos do tipo “contraia seus músculos até 60 vezes por minuto, sem sacrifício” são vendidos em grande escala, assim como aqueles outros que prometem impedir toda a absorção da gordura ingerida numa refeição, anunciados em programas de TV. Se você ligar nos próximo 5 minutos para pedir o seu ainda ganha um “brinde”, do tipo “mais um frasco totalmente grátis”.
As clínicas de estética lotam de gente em busca de tratamentos que possam derreter as indesejadas gordurinhas, o consumo de esteroides anabolizantes aumenta e é possível perceber um maior número de pessoas correndo na rua, inicialmente cheias de vontade e com aquela cara de “eu chego lá!”.
Há também quem procure os segredos das personalidades, como as chamadas “dieta das famosas”, nada tradicionais e dificilmente aceita pela comunidade médica, como a dieta da pimenta, dieta da papinha de neném, dieta do arco-íris, dieta do vinagre, dieta dos cookies e mais um monte pra lá de estranhas. Um dia ainda vão lançar a “dieta do esterco” e não duvido nada que acabe conseguindo adeptos.
Todo ano é a mesma coisa, por mais que os profissionais de saúde insistam em dizer que é preciso se cuidar o ano todo, muita gente deixa para a última hora, recorrendo a meios com promessa de efeito rápido e colocando em risco sua própria saúde, que deveria ser vista com mais prioridade.
A recomendação é sempre a mesma, com a famosa combinação de dieta e exercícios, pois essa sim dará os resultados que você quer. Tratamentos estéticos também ajudam, mas ficar deitado e recebendo choquinhos não vai mudar o seu corpo. Trata-se de um conjunto de fatores que trabalhados de forma correta e orientados por profissionais capacitados, vão te ajudar a chegar ao seu objetivo.
Não busque atalhos ou uma fórmula mágica, pois não existe milagre. O que existe é um trabalho sério e bem elaborado para dar o resultado que você quer.
Procure um profissional de saúde para te ajudar, não cometa erros tentando acertar por conta própria, tenha paciência e aceite que nem todos são iguais, cada um tem sua individualidade e deve ser respeitada. O que dá certo e às vezes rápido para alguns não necessariamente vai dar para outros.
“Comece a trabalhar nesse verão e no próximo você estará realmente do jeito que quer…”