Uma noite mal dormida pode trazer sérias complicações, tais como: indisposição, queda no rendimento, dores musculares, mau humor, dentre muitas outras. A qualidade do sono é fundamental para o bem-estar, no mesmo grau de proporção das práticas de exercícios físicos e de uma alimentação saudável.
Conforme dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 50% da população do Brasil reclama de algum problema com relação ao sono, sendo que 33% sofre de apneia do sono, o distúrbio mais recorrente. A apneia do sono é a obstrução total ou parcial das vias aéreas enquanto a pessoa dorme.
Causas da Apneia do Sono
O estágio mais comum do distúrbio é a apneia obstrutiva. Consiste no relaxamento dos músculos da garganta durante o sono, resultando no fechamento das vias respiratórias e impedindo uma respiração adequada. Isso faz com que a entrada de oxigênio no organismo diminua. Pessoas com este problema costumam roncar como se estivessem sufocadas e ficam incomodadas durante toda a noite. O resultado disso é uma sensação de indisposição e sonolência durante o dia. Na maioria dos casos, quem sofre deste problema sequer percebe a gravidade da situação, procurando tratamento muito tarde.
Os principais fatores de risco para quem sofre com este distúrbio são: obesidade, uso intenso de álcool, circunferência do pescoço, congestão nasal, uso de cigarro e histórico familiar. E dentre os sintomas estão:
- Sono intenso durante o dia;
- Ronco alto;
- Insônia;
- Dores de cabeça;
- Fadiga;
- Déficit de atenção;
- Irritação;
- Despertar com a boca seca.
Tratamento da Apneia do Sono
O tratamento de apneia do sono incide em manter as vias respiratórias abertas, para que a respiração não seja obstruída durante o sono. Em alguns casos, um pouco mais sobrecarregados, os pacientes precisem usar aparelhos odontológicos à noite a fim de manter a mandíbula posicionada mais para frente, para que impeça o bloqueio das vias aéreas.
Existem casos que cirurgias são necessárias e nesses casos, alguns médicos recorrem à remoção do tecido obstrutor das vias respiratórias superiores ou o método da cirurgia bariátrica, em ambos os procedimentos a taxa de sucesso é de 50%.
Em contato com a nossa parceira Bianco Azure, uma das soluções encontradas para amenizar este problema e garantir uma noite tranquila é o uso do CPAP (Continuous Positive Airway Pressure). Este aparelho proporciona conforto e bem estar para as pessoas que sofrem de apneia do sono, inclusive a obstrutiva.
O CPAP é um pequeno aparelho que se conecta a um tubo flexível, ligado a uma máscara nasal ou nasobucal, que se ajusta à face por meio de tiras elásticas. A função do aparelho é gerar um fluxo de ar contínuo sobre os tecidos da garganta, de modo que permita a livre passagem do ar pela faringe. O nível de pressão adequado para solucionar a apneia do sono é determinado conforme a necessidade do paciente.
É muito importante, para quem sofre deste problema, investir no tratamento para garantir uma vida mais saudável. A apneia do sono, quando não tratada a tempo, pode causar sérios danos à saúde, como: arritmia cardíaca, distúrbios cognitivos, hipertensão arterial, infarto agudo, além de que é grande o número de acidentes de trânsito motivado por motoristas que tiveram uma noite mal dormida.
Portanto, se você sofre deste distúrbio ou conhece alguém que tenha o mesmo, indique o tratamento por meio do uso do CPAP. A Bianco Azure conta com diversas opções em seu site, que se encaixam as necessidades dos pacientes.