14 Hormônios que ajudam na Queima de Gordura

Hormonios Queima de Gordura

#1 – Insulina

Na hierarquia dos influenciadores hormonais para a perda de gordura, a insulina ainda reina como “Rei” de acordo com evidências atuais.

Este hormônio, em relação aos outros, é mais fortemente influenciado pela ingestão de hidrato de carbono e o excesso no consumo de alimentos, os quais causam um aumento do açúcar no sangue.

Altos níveis crônicos de insulina acabam por fazer com que seu corpo se torne resistente a este hormônio, o que significa que você vai ter dificuldade na queima de gordura.

 

#2 – Glucagon

Pode ser pensado como um bom gêmeo da insulina, pois esses dois hormônios, em um corpo saudável, trabalham em conjunto para manter as necessidades de açúcar e energia em equilíbrio.

O glucagon tem o oposto da insulina, porque em níveis mais elevados no corpo permitem que o mesmo queime gordura em vez de armazená-la. Se os níveis de insulina são baixos, em seguida, o glucagon pode começar a ajudar a queimar gordura corporal.

 

#3 – Grelina

Eeste hormônio é chamado de hormônio da fome, porque os níveis aumentam no corpo quando você está fisicamente com fome. Se você está com um pouco de fome, então você provavelmente está queimando o excesso de gordura em seu corpo.

 

#4 – Hormônio Tireoidiano

Produzido pela glândula tireoide, ajuda a gerenciar os processos metabólicos do corpo, incluindo o seu potencial de queima de gordura. Este hormônio é extremamente sensível a suas escolhas de estilo de vida, incluindo o sono (quanto tempo e quão profundo você dorme), nutrição (tipos e quantidades de alimentos), estresse (agudo ou crônico), e exercício físico (mais longo de intensidade moderada ou mais curto de alta intensidade), etc.

Ele influencia cada sistema em seu corpo ao sentir seu ambiente interno e externo. Infelizmente, sua glândula tireoide está preparada para pensar que a comida será escassa .

É por isso que quando alguém está em uma dieta de comer menos e se exercitar mais, sua tireoide fará com que seu corpo abrande seu metabolismo.

 

#5 – Cortisol

Conhecido como o hormônio do estresse, produzido pelas glândulas supra-renais, tem uma personalidade dividida no corpo. Em outras palavras, não é de todo mal ou de todo o bem. Estresse agudo sobre o corpo tende a causar um aumento a curto prazo deste hormônio.

Ele prepara o corpo para lutar ou fugir do stress. O cortisol é liberado com HGH e testosterona e torna-se um influenciador na queima de gordura.

 

#6 – Leptina

O indicador de combustível do nosso corpo é a leptina. A partir das células de gordura, esse hormônio diz ao cérebro quanto ainda existe de gordura em seu corpo para queimar.

A leptina também ajuda o  hormônio da tireóide. Infelizmente, comer em excesso faz com que a mensagem da leptina no cérebro seja ignorada. Isto também é conhecido como resistência à leptina.

 

#7 – Hormônio do Crescimento Humano (HGH)

Ajuda a construir músculos e queimar gordura ao mesmo tempo. É por isso que ele tem a reputação de ser um hormônio anti-envelhecimento.

Trabalha em estreita colaboração com cortisol e adrenalina, a fim de mantê-lo magro, forte e jovem. Falta de sono e sedentarismo torna este hormônio quase inexistente no corpo.

Leia também:

GH para Ganho de Massa Muscular (benefícios e cuidados)

O uso de GH para Definição Muscular (Benefícios para quem deseja Definição)

GH para Perda de Peso (benefícios e cuidados)

Como aumentar GH (Hormônio do Crescimento) naturalmente?

HGH ou GH: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais e como tomar

 

#8 – Adrenalina

Esse hormônio é secretado pelas glândulas supra-renais rapidamente quando você se exercita, e prepara seu corpo para iniciar a queima de gordura.

Este hormônio influencia todos os outros hormônios, -especialmente HGH, cortisol e testosterona – para entrar em modo de queima de gordura.

Ele tem uma estreita relação de trabalho com cortisol.

 

#9 – Testosterona

Esse hormônio ajuda a dar aos homens a sua forma de V. Com as mulheres, é a mistura certa de estrogênio, progesterona e testosterona, que a ajuda a dar sua forma.

Existem receptores de testosterona em todo o corpo masculino e feminino, e como tal, influencia o seu estado de bem-estar, massa magra, a força dos ossos, e os níveis de energia.

Embora a testosterona ter uma influência mais forte sobre o corpo masculino do que o corpo feminino, as mulheres com níveis muito altos podem ver e sentir seus efeitos negativos.

Leia também:

A importância da Testosterona para ganho de Massa Muscular

A importância da Testosterona para Definição Muscular

Dieta para aumento de Testosterona + Suplementação Adequada

Testosterona Baixa: conheça suas causas, malefícios e como aumentar

O que é a Trembolona, para que serve, benefício, efeitos colaterais e como tomar

TESTOGAR: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Durateston, para que serve, benefícios, função, efeitos colaterais, como tomar

 

#10 – O estrogênio

Esse hormônio tende a ter uma influência mais forte sobre o corpo feminino do que o corpo masculino. N

o entanto, os homens também exigem quantidades adequadas de estrogênio para manter um corpo saudável, porém em níveis muito mais baixos do que as mulheres.

É considerado tanto um hormônio de armazenamento de gordura quanto de queima de gordura. Pesquisas indicam que esse hormônio permite que as mulheres lidem com o estresse melhor do que os homens.

 

#11 – Progesterona

Parceiro do estrogênio mais uma vez, os corpos de homens e mulheres são influenciadas pela progesterona. Ela também ajuda a diminuir os efeitos negativos do cortisol, assim, indiretamente, contribui com a queima de gordura.

 

#12 – Incretinas (GLP e GIP)

São secretadas pelas células endócrinas do intestino delgado. Eles dizem  ao corpo se há mais gordura e açúcar na refeição ou mais proteína magra e legumes na refeição.

Mais gordura e açúcar na refeição fazem com que o intestino delgado liberte mais de GIP em relação ao GLP, e mais proteína e fibra na alimentação causa a libertação de mais de GLP em relação ao GIP.

Comer mais proteínas e vegetais influencia no envio de um sinal mais forte de GLP em relação ao GIP ajudando a queimar gordura.

 

#13 – Neuropeptídeo Y

Este hormônio tem uma estreita relação com o cortisol, o hormônio do estresse. Elevados níveis crônicos aumentam o consumo de energia e de armazenamento de gordura dos alimentos, bem como o aumento do número de células de gordura no corpo.

 

#14 – Irisina

É um hormônio recentemente descoberto que é secretado no tecido muscular que foi exercitado. Ele ajuda o corpo a queimar o excesso de gordura, além de melhorar a cognição e bem-estar geral.

Ele ainda parece ter efeitos anti-envelhecimento pelo alongamento dos telômeros.

 

Artigo anteriorPão ou Tapioca para Emagrecer, qual a melhor opção?
Próximo artigoProteína Hidrolisada (Whey) e seus benefícios para o ganho de Massa Muscular
Ludmila Merlin
Ludmila é Ex-Atleta Body fitness da IFBB-SP, atua como Modelo Fitness. Ludmila é bacharel em Educação Física portadora do CREF 119585-G/SP, atualmente é graduanda em Nutrição. A mesma atua como Personal Trainer e também presta consultoria On-Line.

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui