Pergunta frequente feitas pelas Mulheres: Celulite tem Solução?

celulite-tem-cura

Celulite é a herniação de gordura subcutânea no tecido conjuntivo fibroso que se manifesta na pele como ondulações, retrações e nódulos. Ocorrem geralmente sobre os glúteos, coxas e abdômen, porém podem acometer todo o corpo.

Acontece em aproximadamente 85-98% de todas as mulheres após a puberdade. A causa de seu surgimento é multifatorial e envolve uma combinação complexa de fatores como:

  • Alterações no metabolismo;
  • Fisiologia e tipo de organismo;
  • Sedentarismo,
  • Dieta não balanceada;
  • Pouca ingestão de água;
  • Uso de hormônio feminino;
  • Alteração da estrutura do tecido conjuntivo;
  • Fatores constitucionais e genéticos;
  • Insuficiência no sistema da microcirculação;
  • Alterações na matriz extracelular;
  • Alterações inflamatórias;

Sendo um problema que possui inúmeras causas não haverá então um único tratamento “milagroso” que irá acabar com a celulite. O tratamento também tem que ser “MULTI” e atacar a celulite por todos os lados. Procedimentos estéticos atuam no tratamento da celulite basicamente melhorando a circulação local, diminuindo a camada de gordura, melhorando a drenagem linfática, diminuindo as traves fibrosas e herniação da gordura; porém, tudo de forma limitada.

Mesmo que melhore o aspecto e até elimine em algumas áreas, dificilmente acabará com o problema, o mesmo para os cosméticos que atuam de forma ainda mais limitada.

Temos então que associar a isso, uma dieta que tenha como objetivo uma diminuição de BF (Body Fat, gordura corporal), com um consequente aumento de massa magra. Sempre associando a dieta uma rotina de exercícios físicos que tenham o mesmo objetivo redução de massa gorda e aumento de massa magra.

Na minha opinião e avaliando os casos dos pacientes as medidas nutricionais, atividade física e a retirada de anticoncepcionais são os elementos que sozinhos possuem o maior impacto na diminuição ou até eliminação total da celulite.

Este tratamento como vimos é um processo que não é fácil nem rápido, e exige muita disciplina e determinação principalmente para eliminar vícios alimentares (açúcar, frituras, álcool, excesso de carboidratos simples etc.).

 

Adotar uma rotina de exercícios físicos durante o ano todo e não apenas para o verão, férias, carnaval [e fundamental para reduzir a Celulite e também gerar mais Qualidade de Vida!

 

Artigo anteriorMulheres, seus Hormônios e Funções
Próximo artigoGLÚTEOS VOLUMOSOS Vs. GLÚTEOS MOLDADOS, onde está a Diferença?
Dr. Eduardo Nunes
Dr. Eduardo Nunes é Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná; Residência Médica em Cirurgia Geral pela PUC-PR, Hospital Santa Casa de Misericóridia de Curitiba / Hospital Universitário Cajuru; Residência Médica em Cirurgia Plástica pela PUC- PR, Hospital Santa Casa de Misericóridia de Curitiba / Hospital Universitário Cajuru. É Membro Especialista da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica). Atuante na área de Performance Esportiva, Emagrecimento, Hipertrofia e Definição Muscular; Lifestyle Medicine: Weight Management - Harvard Medical School; Advanced Nutrition Specialist - IFBB Academy.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui