O Cortisol Alto pode prejudicar seu físico, entenda como melhorar os Níveis desse Hormônio

Cortisol Alto e o reflexo no Treino

Cortisol Alto pode afetar muitas pessoas que vivem num ritmo frenético, com trabalho em excesso, falta de sono ou entre outros fatores influenciáveis na elevação dos seus níveis. O cortisol é um hormônio esteroide durante períodos de stress. Quando os níveis de cortisol permanecem elevados por muito tempo, isso pode levar à perda de massa muscular e ao ganho de gordura.

Estou com os níveis de Cortisol Alto. Quero ZERAR o meu cortisol!
Não é bem por aí. É necessário um equilíbrio nos níveis de cortisol para que todos os hormônios possam fazer corretamente o seu trabalho. Então a palavra chave aqui é EQUILÍBRIO. Ou seja, manter os seus níveis normais para evitar a queima de massa magra e acúmulo de gordura. Além de também se beneficiar das ações positivas deste hormônio.

 

Como este Hormônio fica elevado?

 

Bom. Hoje em dia, a maioria das pessoas dorme menos do que deveria, come mal e está sempre na correria. Esse estilo de vida de alta tensão é um convite para os elevados níveis de cortisol. A síndrome do Over Training (esgotamento causado pelo excesso de treinos) é caracterizada por elevados níveis de cortisol também.

Cortisol Alto: como podemos melhorar os Níveis deste Hormônio?

  • SONO: A falta de sono influencia nos níveis de cortisol. Níveis elevados de cortisol pode levar à inquietude e falta de qualidade do sono;
  • A SUPLEMENTAÇÃO com ômega 3, fosfatidilserina, ácido alfa-lipóico, extrato de semente de uva e vitaminas do complexo B têm sido mostrados para ter um efeito moderado na redução de cortisol;
  • TESTOSTERONA: competem e tem preferência pelos receptores de CORTISOL. Por isso, conseguem diminuir os efeitos do cortisol mesmo em estados de dietas restritas, evitando a perda muscular. Esse é um dos exemplos da importância de se manter os níveis normais deste hormônio em homens e mulheres;
  • HORMÔNIO DE CRESCIMENTO: Quando cortisol e o hormônio de crescimento estão presentes no mesmo momento ocorre perda de gordura ao invés de armazenamento. Por isso, é importante a manutenção adequada dos níveis deste hormônio;
  • ATIVIDADES RELAXANTES: Procure acrescentar no seu dia a dia um tempo só para você realizar alguma atividade que te RELAXE O CORPO E A MENTE seja ela qual for.
  • USO DE ADAPTOGÊNIOS: São ativos na maioria das vezes derivados de plantas que auxiliam o nosso corpo a lidar com o stress. Seja ele físico ou mental e como consequência.

 

Artigo anteriorTomar Anti-Inflamatório para dor muscular após os Treinos podem prejudicar no Ganho de Massa Muscular
Próximo artigoPara ficar Sarada devo treinar para Definir ou para Ganhar Massa?
Dr. Eduardo Nunes
Dr. Eduardo Nunes é Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná; Residência Médica em Cirurgia Geral pela PUC-PR, Hospital Santa Casa de Misericóridia de Curitiba / Hospital Universitário Cajuru; Residência Médica em Cirurgia Plástica pela PUC- PR, Hospital Santa Casa de Misericóridia de Curitiba / Hospital Universitário Cajuru. É Membro Especialista da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica). Atuante na área de Performance Esportiva, Emagrecimento, Hipertrofia e Definição Muscular; Lifestyle Medicine: Weight Management - Harvard Medical School; Advanced Nutrition Specialist - IFBB Academy.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui