A testosterona é um hormônio encontrado tanto no homem quanto na mulher, porém, em maiores quantidades no corpo masculino.
Para os homens, a testosterona é o principal hormônio, enquanto que para as mulheres é coadjuvante para a formação de toda estrutura hormonal, em ambos os casos existem níveis ideais da dosagem no organismo.
No contexto social, a testosterona é o adjetivo de masculinidade, ou seja, é o símbolo inerente aos homens, enquanto que mulheres, com níveis altos são consideradas “masculinizadas”.
O que de fato é relevante, não diz respeito a ser “mais macho”, ou “mais musculoso”, tão pouco a mulher desejar ficar mais forte, mas sim, do quanto esse hormônio influencia na vida de homens e mulheres, sendo que níveis muito baixos, ou muito altos, geram uma série de consequências, as vezes sérias.
Para que serve a testosterona?
Para entender melhor as diferenças da presença desse hormônio no corpo masculino e feminino, ele existe em níveis que podem variar e 240-295 ng/dl no corpo do homem e nas mulheres os níveis são de 8-60 ng/dl.
Que fique bem claro que a testosterona não é considerada o principal hormônio do corpo masculino a toa!
Essa substância trabalha mais especificamente no desenvolvimento dos tecidos dos órgãos reprodutores, como a próstata e os testículos, além de atuar também no surgimento de características sexuais consideradas secundárias, como por exemplo: desenvolvimento de massa óssea e muscular; surgimento de pelos pelo corpo; crescimento dos órgãos sexuais.
A testosterona também atua no comportamento masculino psicológico, emocional, não sendo só o hormônio responsável pelo desejo sexual, mas também pelas características de comportamento em sociedade de todos os homens.
Todos esses motivos justificam a suplementação, caso os níveis estejam abaixo do ideal, tanto para homens como para mulheres.
Porque controlar os níveis de testosterona é tão importante?
Como já mencionamos anteriormente, quando falamos em testosterona, não podemos nos ater apenas sobre a importância do hormônio para o sexo masculino, mas sim da relevância global, ou seja, para homens e mulheres.
Se você acompanhou nossos artigos anteriores (veja eles clicando aqui), já sabe que a testosterona é imprescindível para o crescimento de massa muscular e no apetite sexual.
Entretanto, existem muitos outros benefícios quando este hormônio é encontrado em níveis equilibrados dentro do nosso organismo, como por exemplo:
Controle do stress: De forma alguma a testosterona é capaz de tornar as pessoas mais agressivas, muito pelo contrário. Já está mais do que comprovado em pesquisas que a testosterona atua eliminando a sensação de stress.
Isso acontece por causa da sua associação com o hormônio cortisol, que também atua entre outras coisas, inibindo os danos do stress.
Os níveis desses dois hormônios são inversamente proporcionais quando equilibrados no organismo.
Melhora na forma física: Ajuda a manter a estética física do corpo. Em estudos mais recentes em relação à ação da testosterona no corpo de praticantes assíduos de exercícios físicos, se encontrado em níveis equilibrados pode influenciar na queima de calorias de forma direta, tornando o processo muito mais facilitado.
Aumento do apetite sexual: Nos homens, o desejo sexual depende da testosterona. O aumento dos níveis desse hormônio vai aumentar o desejo sexual proporcionalmente.
Força: Esse hormônio vai conseguir fortalecer a sua massa óssea, e o crescimento da sua massa muscular, te deixando mais forte e resistente.
Baixa testosterona no organismo
Os baixos níveis de testosterona no corpo podem ser influenciados pelos hábitos alimentares, doenças e até mesmo pelo envelhecimento. Já as taxas altas só podem ser causadas pelo uso de anabolizantes.
O importante é salientar que nosso corpo pode naturalmente começar a produzir testosterona em níveis mais altos, desde que se siga uma série de procedimentos em prol da saúde.
Inclusive nós temos um artigo que fala sobre isso, faça a leitura e entenda Como aumentar a_Testosterona Naturalmente.
Já que vimos quais são os principais benefícios dos níveis equilibrados do hormônio, vamos analisar os sintomas do desequilíbrio:
- Gordura corporal aumentada;
- Redução de massa muscular, resistência e força;
- Distúrbios do sono;
- Diminuição da fertilidade;
- Cansaço corporal e falta de disposição;
- Grandes riscos de diabetes;
- Depressão;
- Articulações frágeis;
- Acne;
- Alto nível de stress;
- Impotência sexual;
- Atrofia dos testículos.
Além disso, a baixa testosterona em mulheres e homens influencia na falta de interesse sexual.
Como aumentar a testosterona no organismo
Inicialmente saiba que uma dieta balanceada e exercícios em alta intensidade são capazes de aumentar a produção de testosterona no organismo de forma natural, alguns grupos de alimentos são agentes para melhora dos níveis no organismo, como:
- Alimentos ricos em zinco: feijão, queijo, peru, iogurte, arroz integral.
- Vegetais crucíferos: repolho, couve de Bruxelas, rabanete, Couve chinesa, folhas de mostarda, agrião.
- Gordura boa: Abacate, azeite, linhaça, açaí.
Outra alternativa natural é dar mais importância para exercícios compostos e de alta intensidade. Você pode criar uma série que envolva supino reto, agachamento, levantamento terra e corrida ou salto com corda.
Esse tipo de atividade física vai exigir um grupo muito mais abrangente de músculos, o que eleva o estresse metabólico, que por consequência vai liberar uma quantidade maior de testosterona.
Porém, os suplementos a base de testosterona são usados para melhorar a performance das pessoas que enfrentam a carência do hormônio no organismo, e que são extremamente beneficiadas com a inclusão de gradual desses suplementos, principalmente pelo aumento geral da disposição.
Outras formas de aumentar a testosterona
Como nossa intenção é sempre explicar para você tudo da melhor forma possível, há duas outras formas, até bem comum para aumentar o hormônio como: injetável, adesivos, gel e comprimidos.
A testosterona injetável é usada em ciclos, somente assim os seus efeitos colaterais podem ser minimizados. A dosagem vai variar dependendo do organismo do paciente e como ele vai reagir às doses.
A continuidade do seu uso vai depender também do nível de crescimento corporal desejado.
As marcas de testosterona injetáveis mais conhecidas são:
- Deca
- Durateston
- Winstrol
- Deposteron
- Trembolona
Lembre-se: É importante ficar atento aos principais sintomas dos níveis baixos de testosterona, entre eles: perda de massa muscular, baixo desejo sexual e cansaço.
Acreditamos que não custa nada você ir até o médico e fazer exames de sangue para medir os níveis de testosterona de vez em quando, principalmente se alguns dos sintomas mencionados começar a fazer parte da sua vida.