Tomar BCAA antes ou depois do treino é uma questão que pode estar tirando o sono de muitos praticantes de Musculação / CrossFit entre várias outras modalidades.
Isso porque ainda não existem estudos específicos relacionando o consumo de BCAA com o melhor horário (pré-treino ou pós-treino) para se tomar.
O BCAA – Branched Chain Amino Acids– é um dos suplementos mais utilizados por atletas, justamente por conter em sua composição 3 importantes aminoácidos, que são: isoleucina, valina e leucina.
Quando associados, esses três elementos aumentam consideravelmente a performance muscular, protegendo-os para suportar cargas maiores.
A ciência já descobriu os benefícios que essa substância oferece em termos energéticos e a níveis anabólicos, especialmente antes e depois de um treino físico de alta intensidade.
Continue lendo o post de hoje para descobrir as vantagens de tomar BCAA antes ou depois do treino e escolha a opção que mais se adequada à sua realidade. Aproveite as dicas!
Tomar BCAA antes ou depois do treino: Anabolismo versus Catabolismo
Antes de verificarmos o que diz a ciência moderna sobre o uso de aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA, vamos entender como ele contribui para o processo de hipertrofia muscular.
Nosso organismo possui dois processos inversos que são os responsáveis pelo crescimento ou redução muscular. O anabolismo e o catabolismo.
O anabolismo é a parte do metabolismo que constrói. Ou seja, durante o anabolismo muscular, acontecem processos de crescimento de massa muscular, manutenção e regeneração de tecidos.
A alimentação correta que contempla vários nutrientes, noites de sono de qualidade e treinos dentro do padrão adequado, são processos anabólicos.
O catabolismo é exatamente o contrário. Durante esse processo, existe a quebra das proteínas para que se gere energia no corpo. É o que acontece quando você treina pesado em jejum ou sem se alimentar direito, por exemplo.
E onde o BCAA entra nesse processo?
Ora, o BCAA está no topo da lista de suplementos anti-catabólicos. Ou seja, ao consumi-lo, você está oferecendo ao seu corpo uma absorção rápida de energia, pois ele estimula a síntese de novas proteínas.
E os resultados são os melhores possíveis:
- Reduz a dor muscular causada pelos exercícios mais intensos;
- Estimula a produção de insulina, que atua ativamente no transporte de nutrientes para a célula. (Ajuda a repor rapidamente os nutrientes que você perdeu nos treinos mais intensos);
- Adia o surgimento de fadiga muscular e permite a realização de sessões mais longas e intensas;
- É perfeito para quem está buscando emagrecer, mas sem perdas de massa magra;
- Tem influência para amenizar as crises de apetite, auxiliando assim também para o emagrecimento;
- Auxilia na proteólise, melhorando ainda mais a dispersão de proteínas no organismo.
Entre outros benefícios.
Tomar BCAA antes ou depois do treino: Benefícios do suplemento em ambos os casos
Como falamos lá em cima, a ciência moderna descobriu os benefícios de se tomar BCAA antes ou depois do treino, porém não realizou estudos conclusivos para determinar qual dos dois traria melhores resultados.
Em cada caso, a ingestão da fórmula causará diferentes resultados, que serão apresentados a seguir.
#Tomando BCAA antes do treino
Durante o treinamento, seu corpo libera o cortisol no sangue – hormônio do estresse – resultado do exercício físico. Esse hormônio por sua vez promove o catabolismo e torna mais difícil o ganho de massa muscular.
Portanto, ao ingerir sua dose de BCAA antes do treino, você irá ajudar seu corpo a regular os níveis desse hormônio, promovendo o equilíbrio entre catabolismo e anabolismo.
Além disso, o BCAA evita o aparecimento da fadiga e minimiza os efeitos da dor muscular tardia.
É válido ressaltar que pela manhã, seu corpo possui menos reserva de energia. Se você treina nesse período, a ingestão de BCAA significa uma suplementação necessária com aminoácidos de absorção rápida.
#Tomando BCAA depois do treino
Após várias séries intensas de exercício muscular, seu corpo agora cansado necessitará de uma reposição de nutrientes de emergência.
O BCAA se apresenta como uma ótima opção já que o pós-treino possui uma espécie de “janela de absorção”. A janela de absorção um curto espaço de tempo onde a entrada de nutrientes no organismo é facilitada.
Com essa janela aberta e um suplemento como o BCAA, seus músculos podem se recuperar mais rapidamente, repondo as perdas nutricionais e diminuindo as dores provenientes dos exercícios intensos.
Isso até torna possível exercitar-se novamente em menos tempo do que se você não ingerir a dose de BCAA pós-treino.
O que você sempre deve levar em conta
Dados os benefícios comprovados pelo uso de BCAA, o mais recomendado é que se tome uma dose de 6 a 10 gramas antes e outra depois do treino.
Assim, seu organismo se prepara para um treino de alta performance sem leva-lo à exaustão e após esse feito, o suplemento ainda atua na recuperação de seus músculos e na promoção da hipertrofia muscular.
Leia também:
Claro que, essa indicação é válida para quem não tem nenhuma restrição a esse consumo, como gestantes, nutrizes, doentes crônicos, e outros.
Para quem precisa optar por uma dose ou outra é importante analisar todas as variáveis (como o horário em que você treina, por exemplo) para escolher o que trará melhores resultados para você.
Acrescentamos ainda que, se precisar optar por um ou outro horário e seu treino não acontece em jejum (ou cedo da manhã), a opção de consumir ao final dos exercícios facilitará na reposição de seus nutrientes rapidamente.
Situação típica que corresponde a reposição que vai precisar urgentemente após um treino muito intenso, por exemplo.
Onde comprar BCAA?
O BCAA é um suplemento mundialmente conhecido.
Justamente por isso a comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.
Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.
Na Growth Supplements, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar BCAA em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 40% a menos que lojas convencionais. Clique aqui e confira!
Gostou das dicas? Entendeu tudo sobre tomar BCAA antes ou depois do treino? Conte para nós como você toma BCAA e compartilhe conosco como tem sido sua performance no treino e pós-treino!
Albumina pra que serve e como tomar?
Olá Luiz, de uma conferida no post “O que é ALBUMINA, para que serve, como e porque tomar?” acreditamos que ele vai te ajudar nessa questão.
Forte abraço e boa leitura!
Então se treino de manhazinha e em jejum, melhor tomar antes do treino?
Isso mesmo!
Posso tomar 1 cápsula antes e 1 cápsula depois do treino?
Da para dividir sim, só veja a quantidade indicada na embalagem, e divida metade antes e metade depois do treino.
Abraço ;)
Olá, quantas capsulas de BCAA devo tomar antes do treino?
Divida a quantidade recomendada na embalagem, tome metade antes do treino e a oura metade após o treino.
Tive essa recomendação pela Minha Nutricionista. Claro que cada um tem suas particularidades, mas para o BCAA acredito que você possa fazer dessa forma também..
No meu caso, são 3 cápsulas, como faço?
Eu mandaria uma antes e duas depois!
Estou em cutting e faço o treino e os cardios em jejum pois treino as 6 da manhã e já estou acostumada…
Comprei cafeína para começar a tomar 30 min antes do treino e whey para o pós, comprei também o bcaa por impulso rs…
Agora não sei onde encaixar se no pré junto com a cafeína ou no pós com whey (que já contém uma certa quantidade de bcca).. ou se não consumo no momento..
Posso tomar bocas durante o treino? O meu e sem sabor posso misturar com limão ou laranja para amenizar o sabor?