Muito se ouve falar em receitas diferentes para ajudar o corpo a perder gorduras, eliminar toxinas e trabalhar de forma mais eficaz. Mas são tantas informações e tantos novos ingredientes que nos perdemos em meio a todos eles. Por isso, é sempre válido procurar fontes confiáveis e descobrir quais valem a pena o esforço e o investimento financeiro.
.
Entre tantas receitas, uma bem simples chama a atenção: a água com gengibre. Ela é facilmente preparada e leva ingredientes básicos, encontrados em qualquer supermercado e que dificilmente fazem mal ao organismo. No artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre essa combinação e iremos desvendar quais os benefícios por traz dela e se realmente você deve tentar implantá-la no seu dia-a-dia. Confira logo abaixo o que separamos!
Água com gengibre: de onde surgiu essa ideia?
A ideia de fazer sucos detox e chás que promovem uma desintoxicação do corpo é antiga e não se sabe ao certo quem começou essa tradição. Na verdade, acredita-se que inúmeros nutricionistas ao redor do mundo perceberam que a forma líquida de alguns alimentos ajudam o corpo a se livrar das toxinas mais rapidamente e passaram a recomendar aos pacientes.
Leia também:
Chá de Canela: Benefícios do chá de canela na Redução de Peso + Receita
Conheça os Benefícios do Chá de Hibisco na Redução de Peso + Receita
A água com gengibre é um bom exemplo de praticidade e saúde caminhando juntas. É simples saber porque essa mistura caiu no gosto popular: é simples de preparar e bastante eficaz, com resultados notáveis e benefícios a longo prazo.
Benefícios da Água com Gengibre
O gengibre é uma raiz bastante forte e típica de regiões da Ásia, como o Japão. Ele é o conhecido por ser termogênico, ou seja, capaz de aumentar a temperatura corporal de forma imediata ao consumo. Esse aumento promove uma série de benefícios, como a aceleração do metabolismo e queima acentuada de gorduras. Mas essa é só uma das vantagens em consumir a água com gengibre. Vamos citar as demais:
Emagrecimento Acentuado
O principal benefício da água com gengibre é seu auxílio no emagrecimento. De forma geral, podemos dizer que isso acontece devido não só ao efeito termogênico mas também por causa da sensação de saciedade que a raiz traz. Quem tem menos fome, ingere menos calorias e, consequentemente, perde mais peso. Isso aliado à um metabolismo acelerado e um corpo trabalhando melhor, temos mais perda de peso em um tempo menor.
A dica é consumir a água com gengibre com frequência, durante o dia todo e entre as refeições. A saciedade irá perdurar e o corpo se manterá hidratado, o que é excelente para quem precisa emagrecer.
Menos Toxinas no Corpo
O gengibre é também um detox natural, pois ajuda o fígado a trabalhar melhor e mais rapidamente, liberando as enzimas responsáveis pela absorção de alimentos e eliminação das toxinas. Com isso, temos um organismo mais saudável, otimizado não só para a perda de peso mas para o funcionamento geral.
É por esse motivo que a água com gengibre também é indicada para quem treina peso e precisa de um gás extra nas séries. Quem tem uma vida agitada e estressada também pode se beneficiar da mistura, que ajuda muito a energizar o corpo.
Menos Celulite
Outro motivo para que água com gengibre tenha se tornado famosa nos últimos anos é sua ação contra a celulite. E o motivo disso é bem mais simples do que imaginamos: a raiz tem uma ação anti-inflamatória bastante potencializada, o que faz dela uma excelente agente estimuladora das células que formam a celulite. Isso diminui muito as marquinhas indesejadas e promove mais autoestima. Mas é importante lembrar que só a água com gengibre não é capaz de eliminar todas as marcas, por isso, sempre tenha outros tratamentos à disposição.
Saúde no Geral
Por fim, mas não menos importante, temos a questão da saúde em geral. A raiz é utilizada há milênios como forma de curar doenças e afastar de uma vez gripes e resfriados – quem nunca tomou um chá com gengibre preparado pela avó? A razão para isso é sua ação anti-inflamatória que age diretamente nas dores de garganta e até mesmo nos brônquios, ajudando a aliviar os sintomas.
A água com gengibre tem um efeito bem parecido e pode até mesmo prevenir que este tipo de problema se instale – claro que tudo depende da origem da doença e se ela é mesmo um resfriado comum.
Como preparar a água com gengibre?
Bem simples de preparar, essa mistura é famosa tanto por seus benefícios quanto pela sua facilidade. A dica dos especialistas é cortar a raiz do gengibre em rodelas ou mesmo ralar de forma bem fininha. Depois, deixe-a dentro de uma jarra com água filtrada por todo o dia e consuma sempre que sentir sede.
Simples assim! Caso não consiga tomar tudo durante o dia, jogue fora a mistura e faça outra para o dia seguinte. Isso é importante de lembrar porque o gengibre perde um pouco dos seus componentes quando em contato com a água por muito tempo. Sempre faça a troca da raiz!
Existe alguma contra-indicação no consumo?
Embora essa mistura seja bem natural e simples, há sempre contra-indicações no caso de pessoas que sofrem com algum problema físico. Vamos citar os casos onde é importante tomar cuidado e não exagerar na dosagem:
Pessoas alérgicas ao gengibre não devem consumir a água em hipótese alguma, pois ela irá absorver todos os compostos da raiz.
Pessoas com problemas crônicos de saúde, como hipertensão ou mesmo problemas de estômago devem consultar o médico antes de qualquer consumo exagerado de uma planta ou raiz.
Lactantes ou grávidas devem evitar o consumo de gengibre pois o bebê ainda é muito sensível e pode ser afetado pelo efeito termogênico que ele tem. O mesmo acontece com a ingestão de café ou suplementos para emagrecer. Em caso de dúvidas, consulte seu médico e verifique quais alimentos estão liberados nessa fase.
Se você apresentar algum sintoma como dores no estômago ou enjoos, pare de consumir a água com gengibre para descobrir se há alguma relação. Porém, no geral, não há contraindicações.
Gostou do artigo de hoje? Curta e compartilhe com seus amigos!
Eu posso falar com propriedade porque uso há 2 anos o gengibre na forma de chá.
Excelente para o estômago. Aumenta a imunidade. Não sei o que é gripe desde então. E olha que não tomo qualquer vacina anti gripal.
Ajudar perder peso. Um problema em função do uso demasiado do gengibre é a pressão arterial que aumenta e bastante.
Por esse motivo reduzi bastante o uso do gengibre mas ainda uso diante de tantos benefícios que ele proporciona.
Efaço crosft e musculação, crosft duas vezes por semana. Eu tenho 62 anos e estou bem com 80 kilos!