Uma boa opção para quem deseja reduzir ou eliminar o consumo de lactose, são os leites vegetais, que são frescos, saborosos e super nutritivos. Além de não sofrer por carência de nutrientes, com o consumo dos leites vegetais podemos inclusive ganhar fibras, minerais e muita saúde.
Os leites vegetais podem ser consumidos puros ou em preparo de bebidas, como vitaminas. Não é indicado que seja fervido, somente aquecido, sendo o uso da canela indicada quando este precisar ser aquecido. Os grãos que sobrarem após a coagem podem ser utilizados em outras preparações. Lave sempre bem os grãos antes de iniciar o processo de retirada do leite.
Vamos ver um pouco dos benefícios de cada leite vegetal:
Leite de linhaça: entre os benefícios do consumo de linhaça está o fortalecimento da imunidade, por fornecer substâncias bioativas capazes de prevenir e tratar doenças. É um potente anti-inflamatório, pois atua na redução dos níveis de gordura sanguínea (triglicerídeos e colesterol), reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Outro papel fundamental da linhaça é atuar no bom funcionamento intestinal.
Leite de castanha de caju: sua função mais importante é fortalecer a circulação sanguínea, protegendo os vasos. Além de fornecer proteínas, atua na redução da hipercolesterolemia.
Leite de amendoim: atua como antioxidante, protegendo o organismo da ação dos radicais livres. O leite de amendoim é o que mais deixa resíduos.
Leite de nozes: o papel fundamental das nozes é a proteção do sistema respiratório. Enquanto sua aparência enrugada lembra o cérebro humano, as nozes atuam tonificando nosso sistema nervoso. A gordura das nozes é facilmente metabolizada pelo organismo.
Leite de quinoa: pode ser comparado com o leite materno, devido sua composição, rica em proteínas e segundo pesquisas, o alimento mais rico em aminoácidos e vitaminas.
Leite de semente de abóbora: excelente fonte de ferro, fósforo e cálcio, atua no combate à anemia, auxiliando na formação dos glóbulos vermelhos, oxigenação dos órgãos e na formação de músculos, ossos e cérebro. Auxilia no funcionamento do intestino e na colonização de bactérias benéficas.
Leite de aveia: possui fibras solúveis que atuam no controle da glicemia, importante para diabéticos. Atua na proteção do coração e circulação contra aterosclerose. Importante fonte de cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras, atuando no regulamento da função intestinal.
Leite de gergelim: excelente para o funcionamento dos músculos e do cérebro, o gergelim é fonte de proteína, cálcio e ácido fólico, essencial para a formação das células sanguíneas.
Leite de castanhas: excelente fonte de Selênio, as castanhas atuam como antioxidantes que atuam eliminando as impurezas do organismo. Seu teor de vitamina E e vitamina B1, exercem papel importante no fornecimento de energia e no metabolismo das proteínas.
Leite de girassol: fonte de proteínas, fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, K e E, sua principal propriedade é a de poderoso antioxidante, protegendo o organismo do envelhecimento precoce, estresse e poluição.
Leite de arroz integral: é um poderoso desintoxicante do organismo. Suas proteínas, vitamina B1 e niacina, possuem a função de transformação das proteínas e carboidratos em energia no organismo. O leite de arroz contém mais carboidratos que o leite de vaca, porém, não contém colesterol nem lactose, tornando-o mais saudável ao coração e seguro para os intolerantes à lactose. Uma xícara de leite de arroz contém aproximadamente 140 calorias, comparado ao leite de vaca que possui 185 calorias.
A produção do leite vegetal é simples, independente do ingrediente escolhido, uma super dica, é que os leites vegetais podem ser preparados em casa, aprenda como fazer:
LEITE DE AMÊNDOAS
Ingredientes: 1 copo de amêndoas descascadas e lavadas, 2 copos de água filtrada.
Modo de preparo: Deixe as amêndoas de molho na água filtrada durante uma noite, no dia seguinte, descarte a água. Bater no liquidificador as amêndoas com mais 2 copos de água filtrada. Essa mistura deve ser coada de três a quatro vezes. Depois de preparado é só conservar em geladeira.
LEITE DE ARROZ
Ingredientes: 1 litro água, 150g arroz integral.
Modo de Preparo: Cozinhar o arroz. Retirar o arroz e reservar a água. Bater o arroz no liquidificador. Volte a ferver a água e adicione 4 colheres de sopa do creme de arroz .
Espero que tenham gostado, um grande abraço e até a próxima!
Olá!
Agradeço a Drª Juliana pelas informações dadas neste site, muito obrigada!
Gostaria de saber se a senhora pode fornecer uma tabela com os valores nutricionais dos leites vegetais. Dentre as informações fornecidas, o que mais me chamou a atenção foi o leite de semente de abóbora, aliás, participei de um seminário vegano, onde falaram que a o leite da referida semente é capaz de até mesmo produzir neurônios, isto é mesmo verdade?
Mais uma vez agradeço pela informações que a senhora trouxe até nós.
Olá!
Também estou interessada em consultar semelhante tabela! Tenho feito leite de amêndoas e de aveia e ambos me agradam. Gostaria, no entanto, de experimentar leite de amendoim mas preocupa-me que possa conter muita gordura. Será que nos pode esclarecer, sff?
Obrigada!
Olá! Gostaria de saber sobre as calorias desse leite. Obrigada.:-)
Olá! Gostaria de saber,ao certo, se, visando mais as propriedades nutricionais do que omodo de consumir o alimento, a ingestao do alimento na sua forma original seria mais vantajosa do que a ingestao do leite do tal. Em outras palavras, gostaria de saber se é melhor a ingestao da aveia isolada do que o leite da tal em funçao de suas propriedades, por exemplo. Desde ja agradeço!