Hoje vamos falar do famoso músculo do “tchau” dito pela mídia, porém não gosto deste termo. O músculo se chama tríceps braquial, geralmente chamado de “tríceps”. Entretanto, o termo “tríceps” (em Latim significa “três cabeças”) pode ser usado para qualquer músculo que possua três origens.
As três cabeças são:
- Longa – Insere-se no tubérculo infraglenoidal da escápula;
- Lateral – Insere-se na face posterior do úmero, acima do sulco do nervo radial;
- Medial – Insere-se na face posterior do úmero, abaixo do sulco do nervo radial.
Como trabalhar especificamente cada Cabeça do Tríceps?
Primeiramente antes de prescrever um treino para tríceps, precisamos ver qual cabeça tem maior “deficiência” como um design, isso mesmo. Muitos profissionais preferem seguir prescrições engessadas da época da vovozinha porque tem respaldo científico, porém não sabem nem como fazer uma pegada para tal movimento.
Abaixo é demonstrado exemplo de exercícios para desenvolver melhor o tríceps, sempre lembrando que a série, e a ordem deve ser programadas e sequenciadas pelo educador físico, para cada pessoa, não servindo como cola de pessoa para pessoa, devemos respeitar a individualidade biológica.
A circunferência do Braço depende dele!
O maior músculo do braço é o tríceps, em outras palavras o tríceps é 2/3 do braço o bíceps é apenas 1/3, então não adianta se esforçar ao máximo no bíceps e relaxar no tríceps. Pois já que o tríceps detém o maior volume do braço, parte acima do cotovelo, que é um músculo de três cabeças: a longa, a média e a lateral. Essas cabeças sempre funcionam juntas, então é impossível treinar isoladamente apenas uma delas. O que vai fazer a diferença é o ângulo dos braços que pode mudar a ênfase do exercício e estressar as cabeças de formas diferentes. Muitas pessoas não sabem como os exercícios estão atingindo o tríceps e geralmente enfatizam demais a cabeça lateral e esquecem a média e a longa, sendo que o ideal é estressar todas as cabeças. Ou seja, não adianta se matar de treinar bíceps e não treinar o tríceps.
“Erro Comum”
Um erro comum é trabalhar em excesso justamente o tríceps, negligenciando o fato de que este grupo muscular também é solicitado intensamente nos treinos de peito e ombros. Se você não prestou atenção, o tríceps tem função de destaque em todos os exercícios de empurrar o peso, enquanto que o bíceps tem a função de puxar.
Espero que tenham gostado, um abraço e até a próxima!
rapaziada,,vcs estao de parabens pelas dicas e esclarecimentos,,vlw !
Esse artigo é exatamente o que eu procurava! Perguntei para o responsável da academia que frequento sobre isso e ele me mandou fazer o exercício padrão sem mais explicações ¬¬
Essa semana tive uma experiência um tanto constrangedora. Minha instrutora me convidou para uma aula experimental de pole dance (kkk essa não é a parte constrangedora), e na prática eu descobri que nunca treinei direito essas “cabeças”, pois tive um desempenho vergonhoso na parte de resistência do braço. Percebi qual era a parte “subtreinada” pela dor que senti depois, pois nunca havia realmente dado a devida atenção pra ela.
Esse texto me fez compreender melhor como funciona essa região! Muito bom!
Adorei o artigo comecei a treinar fazem apenas 4 meses e tenho muitas dúvidas…Mas através dessa super explicação entendi como funciona essa área…
Muito bom!!
Sou um personal trainer e eu me mantenho informado lendo este maravilhoso site!
Valeu pela dica de como trabalhar corretamente o tríceps, principalmente no tópico: “Erro Comum”.
Essas dicas que vcs colocam são de grande ajuda. Valeu!!!
Muito útil essas dicas,nos ajudam a aperfeiçoar nossos treinos, VLW !!!!
Bacana o artigo. Ajuda bastante, mas não nos esqueçamos das poderosas barras paralelas. Não há nada melhor do que utilizar o peso do próprio corpo como carga!