Entenda porque as pessoas fazem coisas que destroem a saúde, seu bem estar e relacionamentos ou as impedem de alcançarem objetivos importantes. Para analisar se você é expert na arte da Autossabotagem citarei alguns exemplos variados de como esse comportamento autodestrutivo pode se manifestar :
Você está acima do peso ou é diabético, sabe que não deve comer chocolate, mas compra uma barra e promete só comer um pedaço. Ao abri-la não se contenta em comer pouco e come até se empanturrar, mesmo percebendo que a vontade passou com a primeira mordida.
Você sabe que precisa fazer exercício físico, adia ao máximo a inscrição na academia e quando a faz, monta uma coleção de desculpas para cada dia que não foi .
Você foi a um Nutricionista, sabe o que deve e não deve comer, mas não consegue seguir adiante com a dieta.
Ao definir uma meta, você começa seu plano de ação como um trem bala cheio de determinação, mas após alguns dias parece mais uma locomotiva enferrujada que vai parando aos poucos e perdendo a energia e sente-se o fracasso em pessoa.
Há pessoas casadas que traem seus parceiros com pessoas que não são tão importantes para elas, mas continuam nesses relacionamentos mesmo sabendo do risco de acabar com seu casamento, por alguém que significa muito pouco.
Afinal, o que é Autossabotagem?
É a tendência a se repetir atitudes destrutivas. A maioria das pessoas não percebe que faz e prefere acreditar que a insatisfação é apenas culpa de algo externo. O problema é que essa negação faz com que elas não alcancem seus objetivos e gera sentimento de incapacidade.
O comportamento de Autossabotagem pode se manifestar em todos os aspectos da vida: no namoro, no casamento, na criação de filhos, na escola, no trabalho, etc. Mas como evitar a Autossabotagem? Porque as pessoas continuam a repetir esses comportamentos que minam sua autoestima e relacionamentos?
Evitar essas repetições destrutivas é muito difícil, porque elas estão consolidadas em nosso inconsciente. Uma pessoa pode identificar seus comportamentos sabotadores, mas o caminho para acabar com esse comportamento é ir de encontro ao trauma que está na raiz de tudo. O caminho para livrar-se da Autossabotagem é a terapia. Por quê? Porque a chave está na origem dos conflitos. Muitos pacientes agem como se tivessem nascido ontem e se recusam a falar do passado ou em uma sessão resumem suas vidas. Acham que é no presente que está a resolução de seu problema, mas aos poucos vão percebendo que é preciso voltar no tempo para interromper o ciclo da Autossabotagem pois é no passado que muitas vezes esse comportamento surgiu.
Deixo aqui algumas dicas psicológicas para impedir comportamentos de Autossabotagem no alcance de suas metas:
-
Comprometa-se em não parar nos primeiros obstáculos – É comum nos depararmos com grandes dificuldades quando decidimos fazer algum tipo de mudança. Lembre-se : você pode estar saindo de anos de comodismo e procrastinação. Pesquise sobre pessoas que atingiram a mesma meta que deseja e estude tudo o que elas fizeram para alcançar o sucesso. Mude a sua história! Troque o “Era uma vez” para o “É dessa vez!”
- Divulgue – Recomendo que você faça um compromisso público daquilo que deseja atingir. Não precisa sair contando aos quatro ventos, mas pode chamar um amigo que partilha dos mesmos objetivos para apoiá-lo e incentivá-lo a se manter no caminho. Você também pode contratar um Coach que é um profissional que poderá ajuda-lo a alcançar seus objetivos.
- Mudar a forma como se fala – Algumas pessoas repetem aquilo que NÃO querem. “Não quero ser pobre”, “não quero ficar sozinho”, “não quero engordar”. Qual é o resultado disso? Pobreza, solidão, obesidade. Ao invés de dizer o que não quer, passe a dizer o quer.
- Seja o seu Capitão Nascimento – Quando identificar que irá se sabotar, o melhor a fazer é se dar um choque de realidade e não ser conivente com o boicote à sua meta. Portanto, seja mais forte que a sua melhor desculpa. A ordem é Planeje-se, Policie-se e Insista com você.
…então pessoal, evitem a Autossabotagem…
…e lembre-se, Missão dada é missão cumprida!..
Gostei muito de ler sobre o tema auto-sabotagem, me ajudou bastante, se possível mande mas Dr. Flávia, pois seu conhecimento é muito valioso, precisamos de pessoas como vc que não guarda seu conhecimento para aqueles que por algum motivo não tenha acesso a terapia, parabéns. Obrigada por nos ajudar.
Para seguir em frente a pessoa precisa estar 100% determinada e confiante de que irá conseguir chegar ao seu objetivo final. Gostei do post!
Sou compulsiva alimentar, já fiz vários processos terapeuticos mas não consigo mudar o meu comportamento…