A Dieta Cetogênica funciona? (como tirar o melhor proveito)

A Dieta Cetogênica funciona?

As dietas para perda rápida de peso geralmente se resumem em um tipo de alimentação restritiva, neste caso segue-se uma alimentação com restrição de carboidratos que devem ter um consumo muito abaixo do normal enquanto que aumenta-se consideravelmente o consumo de gorduras e um pouco mais de proteínas, desta maneira é discutível até que ponto a dieta cetogênica funciona e o que se tem a perder e a ganhar com este método.

Partindo do princípio de que em uma alimentação equilibrada e saudável a composição dos macronutrientes é de 55 a 75% de carboidratos (priorizando os carboidratos complexos) 10 a 15% de proteínas e 15 a 30% de gorduras, percebe-se que a dieta cetogênica provoca uma mudança brusca no organismo, pois o corpo precisa da energia do carboidrato e está dentro da dieta cetogênica viria das gorduras.

Quando o corpo obtém a energia por meio das gorduras ocorre um mecanismo onde são produzidas substâncias chamadas corpos cetônicos e quando há maior produção destas substâncias podem acontecer algumas alterações e efeitos.

Nosso post de hoje vai esclarecer sobre estes efeitos e se a dieta cetogênica funciona realmente, e como ela ajuda a emagrecer,por isso continue aqui!

 

O que acontece no organismo quando se faz a dieta cetogênica?

 

Como já foi citado anteriormente, a dieta cetogênica prioriza as gorduras e proteínas, sua composição é de 10 a 15% de carboidratos, 50% de gorduras e 30% de proteínas.

Nosso organismo tem um estoque de glicogênio (tipo de carboidrato complexo que pode ser facilmente quebrado e liberado como glicose), fica armazenado no fígado e é captado inicialmente quando há privação de carboidratos e quando acaba o estoque do glicogênio, o corpo busca a sua segunda fonte de energia que são as gorduras.

Vale ressaltar que mesmo quando não há consumo de carboidratos, o organismo produz glicose por um processo denominado de gliconeogênese que acontece a partir do lactato e glicerol (que é parte dos compostos dos triglicerídeos) e também dos aminoácidos, este mecanismo é responsável pela produção dos corpos cetônicos.

Os corpos cetônicos são produzidos em decorrência da gliconeogênese quando a glicose é produzida a partir das gorduras e eles se formam também quando passamos muito tempo em jejum.

Em uma dieta com privação de carboidratos e produção excessiva de corpos cetônicos surgem vários efeitos colaterais que iremos mostrar no próximo tópico.

 

Efeitos da Dieta Cetogênica

 

# Dores de cabeça, enjoo e fadiga

Os corpos cetônicos produzidos em excesso causam enjoos e a privação de carboidrato leva a fadiga extrema.

 

# Mau humor

Com a privação dos carboidratos há menor produção de triptofano, um aminoácido primordial para a síntese de serotonina, o hormônio do bem estar.

 

# Falta de concentração

O cérebro necessita de energia para desenvolver suas funções e com a falta de carboidratos afeta o seu funcionamento, tornando-o mais lento.

 

# Hipoglicemia

Devido a redução brusca de carboidratos ocorre uma queda brusca de glicose sanguínea, podendo ocasionar desmaios e até convulsões.

 

# Perda muscular

A privação de carboidratos leva o corpo a tirar energia dos aminoácidos ocasionando uma perda de síntese proteica e consequentemente de músculos.

 

# Aumento de HDL colesterol

Por estimular o consumo de gorduras, inclusive do tipo saturada, ocorre um aumento do HDL (colesterol ruim).

 

# Risco de Câncer

Devido o aumento do consumo de alimentos embutidos que contenham nitrato pode ocorrer maior risco de aparecimento de tumores de estômago, esôfago e intestino.

 

# Hipertensão arterial

O alto consumo de alimentos embutidos ricos em sódio eleva a pressão arterial.

Diante do que foi colocado até aqui podemos constatar que a dieta cetogênica funciona, mas as consequências podem ser maiores que os benefícios.

 

Alimentos permitidos na Dieta Cetogênica

 

# Proteínas

Carnes de todos os tipos, ovos, bacon, peito de peru, presunto, salsicha, linguiça, etc.

 

# Vegetais

Couve,espinafre, alface, brócolis, couve flor, cebolinha, rabanete, pepino e repolho.

 

# Oleaginosas

Avelã, castanha de caju, macadâmia, nozes, amêndoas e amendoim.

 

#Peixes

Bacalhau, atum, salmão.

 

# Frutos do mar

Ostra, camarão, lagosta, lula, mexilhão.

 

# Leite e derivados

Queijos muçarela,  suíço, coalho, parmesão, cheddar, cottage, cream cheese, manteiga e iogurtes.

 

# Óleo de coco, banha de porco

 

# Frutas

Amora, cereja, abacate, morango, mirtilo.

 

A dieta cetogênica funciona?

 

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que as dietas restritivas são prejudiciais a longo prazo e muitas vezes provocam o efeito sanfona e outros.

A dieta cetogênica funciona sim, mas para sustentar a perda de peso é necessário que após o período de realização desta dieta priorize-se uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos para manter o peso conquistado, pois nenhuma dieta pode durar para sempre, por isso uma reeducação alimentar é primordial para que o emagrecimento seja sustentável.

Por isso quem utilizar a dieta cetogênica por um período vai perder peso rápido sim, mas terá que tomar algumas medidas para não recuperar os quilos perdidos.

É sempre indicado procurar um nutricionista antes de começar qualquer dieta, principalmente as do tipo restritivas, pois todas trazem consequências e esta não é diferente, como foi apresentado no tópico anterior existem vários efeitos colaterais.

Por esta razão, o mais importante antes de iniciar esta dieta além de saber se a dieta cetogênica funciona, é saber se ela vale a pena.

 

Para finalizar…

A dieta cetogênica funciona como ficou esclarecido, mas não deve ser realizada sem o aval de um nutricionista ou médico, pois traz consequências para o organismo e outras possibilidades menos drásticas podem ser apresentadas para emagrecer.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas a respeito da dieta cetogênica e que tenham gostado do nosso post.

 

Até a próxima!

Não esqueçam de compartilhar!

 

Referência

Almeida,G. Pouco carboidrato, muita controvérsia.Cienc. Cult. vol.69 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2017.

 

Artigo anterior6 diferenças entre o Treino do Homem e da Mulher (fique ligado)
Próximo artigo10 super alimentos para deixar o Cabelo com mais Brilho
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui