Faça o ‘Agachamento Completo’ e obtenha Pernas mais Fortes!

agachamento-completo Fazer agachamento completo é excelente para construir pernas mais fortes, para uma melhor coordenação e desempenho atlético. Ao fazer um agachamento completo, você pode obter os seguintes benefícios que valem a pena:

  • Crescimento máximo na área transversal dos músculos quadríceps e isquiotibiais;
  • Melhora da coordenação muscular, força e potência para os melhores benefícios de desempenho atlético, como aumento da altura do salto e velocidade sprint;
  • Maior estabilidade da articulação do joelho, devido ao aumento da força do tecido de cartilagem e ligamentos ao redor do joelho.

 

A análise descobriu que, contrariamente à crença comum de que o treinamento de agachamento parcial é mais seguro para o joelho e costas, o agachamento completo “vai favorecer alterações degenerativas nas articulações do joelho e articulações da coluna vertebral.” O agachamento incompleto leva a um tecido conjuntivo mais fraco e uma musculatura desequilibrada.

Além disso, as preocupações com as alterações degenerativas da articulação do joelho, que estão associados a um alto risco de condromalácia, osteoartrite e dor no joelho de agachamentos profundos, são inválidas.

Os pontos do estudo incluem o seguinte:

  1. A maior força de compressão sobre as articulações do joelho são observadas a 90 graus de flexão do joelho;
  2. O fato de que o agachamento parcial leva a cargas mais elevadas do que no agachamento completo. A amplitude parcial do movimento do joelho,  pode contribuir para degeneração articular a longo prazo;
  3. Os pesquisadores advertem que agachamentos profundos, devem ser treinados sob controle. Isso, deve levar ao desenvolvimento de padrões de movimentos corretos e adaptações funcionais da cartilagem e tecido meniscal, para prevenção de lesões;
  4. Os investigadores sublinham a necessidade de manter a curva lordótica durante o agachamento profundo para a técnica ideal e, evitar lesões de disco.

 

Bom Agachamento e até a próxima!

 

Referência:
Hartmann, H., et al. Analysis of the Load on the Knee Joint and Vertebral Column with Changes in Squatting Depth and weight Load. Sports Medicine. 2013. Published Ahead of Print.

 

Artigo anteriorObtenha Pernas firmes e modeladas!
Próximo artigoDicas para não desistir de Treinar no Frio
Ludmila Merlin
Ludmila é Ex-Atleta Body fitness da IFBB-SP, atua como Modelo Fitness. Ludmila é bacharel em Educação Física portadora do CREF 119585-G/SP, atualmente é graduanda em Nutrição. A mesma atua como Personal Trainer e também presta consultoria On-Line.

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui