Os anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua divisão.
Além de ser utilizado no tratamento de algumas doenças, a maioria das pessoas adere-o para aumentar o volume dos músculos e consequentemente a força física, tal que no ambiente de musculação quando o assunto é ganhar massa muscular, ouve-se muito falar sobre o uso de anabolizantes.
Entretanto, como o “medicamento” na maioria das vezes é feito sem interação médica, isto é, por conta própria, as pessoas acabam exagerando nas doses e utilizando-o em conjunto com outros hormônios, com o objetivo de obter resultados mais rápidos.
Porém, quando isso ocorre os efeitos colaterais indesejados virão à tona, como: calvície, acne, impotência sexual, hipertensão arterial, esterilidade, insônia, dor de cabeça, alteração do humor, aumento de colesterol ruim, crescimento dos pelos, distúrbios testiculares e menstruais, dentre outros.
A maioria dos usuários de esteroides não são atletas, por isso, que geralmente sentem com mais frequência às consequências causadas pelo hormônio.
Isso, porque o utiliza de forma inadequada para fins estéticos, e sem orientação.
Veja Também:
Agora, se o indivíduo for atleta de algum esporte que exige física e melhor resistência do organismo, o assunto é outro, mas mesmo assim, os efeitos aparecem, só que com uma menor proporção.
Geralmente estes esportes incluem o fisiculturismo, halterofilismo, tiro, ciclismo, beisebol, luta, mixed marcial, boxe, futebol e críquete.
As formas mais comuns de uso de esteroides são em pílulas orais, injetáveis, creme/gel para aplicação tópica e adesivos tópicos. Contudo, tais substâncias são proibidas em desportos, justamente pelas implicações após o uso.
Sendo assim, caso tiver pretensões ou pensar em utilizar algum tipo de anabolizante para obter ganhos de massa muscular com rapidez, o indicado é consultar um especialista para saber se realmente há uma necessidade em utilizá-lo.
Deste modo, devido aos impactos causados pelo mau uso dos anabolizantes, principalmente em função da má informação e por aplicação própria, vamos relatar um pouco mais sobre o tema e listar alguns dos esteroides que mais causam calvície, e outros efeitos colaterais.
Anabolizantes e suas consequências para a Saúde
Na busca por um corpo perfeito, os praticantes de musculação acabam investimento em anabolizantes, produtos que ajudam e são mais ágeis no quesito aumento de massa muscular e até mesmo emagrecimento.
Todavia, como já relatado, o uso sem indicação médica traz prejuízos graves a saúde, quando utilizado excessivamente.
A calvície, assunto principal deste conteúdo, é um dos efeitos colaterais. Sendo assim, confira algumas das consequências causadas pelo uso inadequado de anabolizantes em homens e em mulheres:
-
- Queda de cabelo (calvície);
- Acne;
- Aumento dos pelos;
- Queda da libido;
- Impotência sexual;
- Diminuição dos testículos;
- Diminuição da produção de espermatozoides;
- Crescimento do clitóris;
- Irregularidades menstruais;
- Hipertensão arterial;
- Crescimento dos seios (homens);
- Diminuição dos seios (mulheres);
- Alteração da voz (mulheres);
- Aumento dos riscos de tumores e danos no fígado;
- Problemas cardiovasculares;
- Retenção de líquidos;
- Esterilidade;
- Insônia;
- Dor de cabeça;
- Alteração do humor;
- Aumento do colesterol ruim;
10 Anabolizantes que mais Causam Calvície
Onde sempre tem um benefício, há uma consequência, ou no plural, consequências.
Apesar de proporcionar o ganho de massa muscular mais rapidamente, os anabolizantes causam efeitos colaterais que vão desde calvície a impotência sexual.
No entanto, quem faz a utilização deve levar em consideração os danos à saúde que esses produtos podem trazer.
Durante o exercício físico, o corpo produz de forma natural à testosterona (hormônio masculino, também encontrado nas mulheres) que auxilia no ganho muscular. Mas para acelerar o ganho, algumas pessoas buscam outras fontes: os esteroides.
O problema é que o excesso do hormônio (testosterona) é preocupante para quem têm em seu histórico familiar casos de calvície, por exemplo, uma vez que a calvície hereditária é sensível ao DHT (di-hidrotestosterona), isto é, um hormônio produzido a partir da testosterona.
Logo, o DHT se liga aos receptores foliculares e promove o afinamento progressivo dos fios, até que aconteça a queda permanente.
Então, quando o organismo está cheio de testosterona, ocorre um aceleramento do processo de queda.
Portanto, se a sua genética é ficar calvo e você faz o uso de anabolizantes com frequência, se prepare que isso vai acontecer mais rápido.
Aos principais sinais de queda massiva de cabelo, é necessário procurar rapidamente a ajuda de um médico para evitar a perda do folículo capilar.
Por isso, veja abaixo quais anabolizantes aceleram a perda capilar, ou seja, que mais causam calvície:
Veja Também:
O que fazer para Evitar a Calvície?
Como a calvície é um dos efeitos colaterais para quem utiliza anabolizante, vale a pena estar sempre atento quando notar a falta de alguns fios no couro cabelo.
Isso vale tanto para quem tem ou não histórico familiar de calvície.
Desta maneira, a melhor opção é procurar um médico especialista imediatamente, porque depois que o folículo morre o cabelo não cresce naturalmente naquela área e somente um transplante capilar pode devolver os fios à cabeça.
A relação entre a queda de cabelo e anabolizantes é algo praticamente irreversível, mas se o uso de anabolizantes for interrompido, a queda pode ser controlada, dependendo do grau de rarefação capilar provocada.
Caso contrário, o transplante capilar é uma boa opção para quem deseja ter os cabelos de volta, além de ser um procedimento de baixo risco.
Ainda, para ajudar e manter a saúde capilar é preciso ter uma dieta rica em nutrientes, ingerindo alimentos como carnes vermelhas, peixes, soja, feijão, amendoim e também vitaminas, A, B e C.
Outro fator importante é evitar o estresse, pois se os níveis de testosterona estão altos devido à atividade física, imagina fazer o exercício estressado?
Assim, os níveis de DHT (di-hidrotestosterona) serão maiores e mais cabelo será perdido no processo.
Por conseguinte, caso tenha genética para calvície e faz o uso de anabolizantes, tenha cuidado para as consequências não serem as piores com relação à queda capilar e outros efeitos.
Conquanto, se não conseguir evitar, saiba que o risco de perder os cabelos é alto e apenas um simples shampoo não irá ajudar o suficientemente.
Se não é um atleta e utiliza o anabolizante para fins estéticos, fique atento nas consequências que estes produtos trazem quando usados em excesso.
Para finalizar e dar mais ênfase no tema que é interessante e curioso, acompanhe abaixo estes vídeos explicando sobre os anabolizantes x a queda de cabelo e os efeitos.
Anabolizante causa queda de cabelo?
(Por Dr Lucas Fustinoni via Youtube)
Anastrozol e Tamoxifeno:
Anabolizantes Causam Queda de Cabelo
(Por Dr Lucas Fustinoni via Youtube)