A barrinha de cereal, comercializada pela indústria, se apresenta, muitas vezes, como a melhor opção para quem quer fazer uma refeição rápida. Ainda mais que a maioria desses produtos traz em suas embalagens descrições de ingredientes naturais, com baixo teor calórico, não estragam facilmente e podem ser levados na mochila ou no carro.
Foque sempre na lista de ingredientes antes de adquirir uma barrinha
A ordem que os ingredientes aparecem na descrição do produto revela a sua quantidade, em uma ordem decrescente. Isto é, o primeiro da lista sempre será o nutriente ou substância que está mais presente no produto.
Em uma barrinha industrializa pode existir nutrientes saudáveis que, muitas vezes, aparecem no fim ou entre a lista de ingredientes. Geralmente, encontramos ingredientes no topo dessa lista que realmente devem ser descartados de sua dieta.
1 – ALTO TEOR DE AÇÚCAR
A presença do açúcar em uma barrinha de cereal industrializada já faz com que essa opção deva ser repensada dentro de sua rotina. Trata-se de um produto com alto teor açúcar, que eleva seus índices glicêmicos e prejudica os resultados de quem treina ou até mesmo busca manter o peso. Em alguns produtos, são apresentados na lista como xaropes de glicose ou açúcar invertido que, no final das contas, causam os mesmos danos à saúde. Você deve buscar barras que possuem mel, como substitutos ao açúcar
2 – SABORES DE MENTIRA
Muitas barrinhas trazem sabores como mousses de maracujá, morango com iogurte e outras frutas com chocolate. Muitas vezes, não há a presença de nenhuma fruta na sua lista de ingredientes ou são frutas desidratadas. Além disso, também é preciso ficarmos atentos à procedência do chocolate. Geralmente, são ao leite. Recomenda-se buscar por opções que tragam o meio amargo ou 70% cacau.
Leia também:
4 razões para você não comer Macarrão Instantâneo (famoso Miojo)
3 – ADJETIVOS QUÍMICOS
A barrinha de cereal industrializada para se apresentar como uma opção saudável e natural é constituída de uma grande quantidade de corantes e aromatizantes, que ficam responsáveis por dar cor, gosto e aroma. Isto é, seus sentidos são totalmente sintéticos.
Será que vale a pena comer uma barrinha de cereal industrializada?
Não. É fundamental sempre ficarmos atentos aos ingredientes das barrinhas antes de consumi-las, como visto acima. Existem sim algumas opções que carregam uma maior quantidade de fibras e colaboram para sua saúde. Por isso, busque por uma barrinha de cereal que traga sementes de girassol ou abóbora, amêndoas, aveia, castanhas, nozes e quinoa em sua lista de ingredientes.
Além disso, verifique sempre a procedência do tipo de chocolate e se há a presença de mel no lugar do açúcar. Em caso de dúvidas, não compre. Anote os ingredientes e faça uma busca mais tarde para conhecer o produto que irá consumir. Consulte também seu nutricionista, que responderá melhor suas questões.