Quer beber Bebida Alcoólica e ainda Ganhar Massa Muscular ou Secar? Desculpe mas isso não vai acontecer.

Bebida Alcoólica e musculação Todas já sabem que a bebida alcoólica não faz bem. No entanto, sua influência no Ganho de Massa ou Definição Muscular é uma questão pouco discutida. Bem, a hipertrofia muscular é algo bem complexo e envolve uma série de cascatas enzimáticas e hormonais.

Para que ocorra o crescimento muscular, é necessário basicamente que os estímulos anabólicos (como treinamentos, hormônios, dieta, nutracêuticos, suplementação) superem os efeitos catabólicos, aqueles responsáveis pela degradação muscular. Afinal, há relação da bebida alcoólica com todo esse complexo processo? Atrapalha muito ou pouco?

Infelizmente, para aqueles que adoram chutar o balde quase todo fim de semana, a resposta é sim. Atrapalha e MUITO. A bebida alcoólica e seus metabólitos afetam o crescimento muscular de várias maneiras. Bloqueia tanto as cascatas enzimáticas quanto os estímulos hormonais que levam à hipertrofia.

 

Fatores sobre a ingestão de Bebida Alcoólica e sua influência no Crescimento Muscular

 

1. Inibe a via enzimática da mTOR (uma das principais da hipertrofia), mais precisamente sobre a enzima S6K;

2. Diminui a produção hepática de glicose, que é uma das principais fontes de energia para recuperação muscular;

3. Seu consumo afeta, principalmente, as fibras musculares tipo IIx (as mais responsivas aos estímulos anabólicos);

4. Aumenta a produção do hormônio CORTISOL (um hormônio catabólico);

5. Diminuem a produção de TESTOSTERONA E GH, dois dos principais hormônios anabólicos:

6. A concentração sanguínea do álcool de 0,2% e 0,55% reduz a síntese proteica em 30% e 60%, respectivamente. A diminuição do GH e TESTOSTERONA, devido ao consumo do álcool, começa a ocorrer a partir de um consumo superior a 1,5g/kg do seu peso corporal. Isso corresponde a 5-6 copos de cerveja ou 160ml de vodka para uma pessoa com 70kg, por exemplo. Algo bem fácil de atingir em uma noite, não é!?

7. Sabemos que o estímulo às vias metabólicas da hipertrofia, gerado pelo treinamento, dura até 10 dias. Quando ingerimos bebida alcoólica este estímulo é bloqueado.

 

Quem deseja um corpo mais atlético, com menos gordura corporal e mais massa muscular, o ÁLCOOL é uma das principais substâncias que devemos consumir com muita cautela ou até mesmo retirar do nosso menu. O que na minha opinião, é muito mais eficiente. Já que aquela cervejinha de fim de semana causa um efeito deletério nos seus ganhos.

 

Artigo anteriorMelatonina: Benefícios do Hormônio do Sono para quem Treina
Próximo artigoDILATEX: Saiba tudo sobre o Vasodilatador Dilatex
Dr. Eduardo Nunes
Dr. Eduardo Nunes é Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná; Residência Médica em Cirurgia Geral pela PUC-PR, Hospital Santa Casa de Misericóridia de Curitiba / Hospital Universitário Cajuru; Residência Médica em Cirurgia Plástica pela PUC- PR, Hospital Santa Casa de Misericóridia de Curitiba / Hospital Universitário Cajuru. É Membro Especialista da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica). Atuante na área de Performance Esportiva, Emagrecimento, Hipertrofia e Definição Muscular; Lifestyle Medicine: Weight Management - Harvard Medical School; Advanced Nutrition Specialist - IFBB Academy.

1 COMENTÁRIO

  1. Se consumir tipo uma cerveja 600ml e 2 shots de tequila tipo em uma noite pode afetar? Mesmo tendo uma dieta equilibrada fazendo treino aeróbico de manhã e hipertrofia 3x por semana.
    Fazendo ingestão dessa substancias tipo as 10 da noite tem problema?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui