No último sábado, dia 18, a blogueira fitness Rebecca Burger, de 33 anos, morreu após ter uma ataque cardíaco devido a uma explosão de um sifão de chantilly. As autoridades realizam investigações para verificar a embalagem defeituosa, que causou o acidente. O sifão feriu a blogueira gravemente no peito, em Mulhouse, na França, após explodir em sua casa. A equipe do Dicas de Treino lamenta o ocorrido e acompanha as últimas notícias.
Rebeca Burger é popularmente conhecida no mundo fitness. Pelo seu Instagram, a blogueira fitness realizava diversas postagens de fotos e vídeos, que promoviam a prática de exercícios. Mais de 162 mil pessoas acompanhavam suas publicações. Segundo a revista ’60 Million Consumers’ , a explosão no peito causou um ataque cardíaco em decorrência dos ferimentos.
Como funciona o sifão?
Os cozinheiros modernos usam o mesmo equipamento para criar outros tipos de espumas. Seu funcionamento é da seguinte forma: adiciona-se creme de leite para gerar chantilly gelado. De acordo com o jornal Estadão, o mesmo tipo de sifão utilizado pela blogueira fitness já causou acidentes semelhantes, na França, mas ainda não haviam causado mortes.
Além disso, o Instituto Nacional do Consumidor (INC) já tinha revelado que, o sifão da marca Ard’Time’, possui uma cabeça de plástico que não resiste à pressão do contentor pela presença do dióxido de carbono.
CÁPSULAS DE GÁS
O efeito acontece por causa de cápsulas de gás dentro do equipamento. Para o chantilly, geralmente é utilizado o óxido nitroso e para a soda é gás carbônico. É vendido em caixa com 10 unidades, o preço varia entre R$15-25/caixa. A equipe do Dicas de Treino deduz que a explosão dessa cápsula pode ter sido a principal responsável pelos ferimentos da blogueira fitness, já que se trata de uma cápsula que armazena uma grande quantidade de pressão.