No artigo de hoje, veremos quais as principais formas de calcularmos nossa porcentagem de gordura corporal ou BF (body fat), tema este muito recorrente nas academias, com destaque para o método das dobras cutâneas, uma vez que é o mais acessível. Boa leitura!
Os métodos disponíveis para calcularmos a Porcentagem de Gordura Corporal
Em primeiro lugar, porcentagem de gordura corporal é uma expressão utilizada para se referir ao total de massa gorda que você tem em seu organismo. Sendo assim, se uma pessoa que pesa 100kg tem 20% de BF, ela possui, na verdade, 20kg de gordura. Simples assim.
O método mais preciso de calcular a porcentagem de gordura corporal é o da dissecação de cadáveres, porém, cito-o apenas por curiosidade, afinal, esta informação será totalmente irrelevante, uma vez que você já estará morto ao “recebê-la”!
Sendo assim, resta-nos utilizar formas indiretas de medição, através de ciência e tecnologia, com aparelhos laboratoriais, cálculos e medidas. Vejamos alguns:
- Ressonância Magnética
- Tomografia computadorizada
- Plestimografia de deslocamento de ar (Bod Pod)
- DEXA
Dentre todos estes aparelhos, digamos assim, o único com o qual tenho alguma experiência é o DEXA, pois auxiliei em várias coletas de dados durante uma pesquisa em obesos. O que posso dizer para o leitor é que, apesar de um bocado precisos, esses métodos não são nada práticos, pois são muito caros, demandam tempo para serem realizados e necessitam de um técnico com experiência no assunto durante todas as etapas do procedimento.
Sendo assim, resta-nos conhecer os métodos utilizados “em campo”, como costumamos dizer, sendo muito mais baratos e fáceis de serem realizados no dia-a-dia das academias e consultórios de nutrição, que seriam a bioimpedância e a antropometria, cuja principal análise de interesse, neste caso, seria a das dobras cutâneas.
De forma simplificada, a bioimpedância é um método que mede os níveis de resistência do organismo à corrente elétrica, calculando, a partir daí, o volume total de água que possuímos em nosso corpo. Tendo esta informação em mãos, será possível descobrir quanto temos aproximadamente de porcentagem de gordura corporal.
Sobre a antropometria, como disse, a parte deste campo do conhecimento que mais nos interessa na discussão de hoje é a das dobras cutâneas, já que o teste do IMC apresenta muitas falhas em análises individuais, sobretudo em praticantes de musculação, sendo mais indicado para análise de grandes populações.
O método das dobras cutâneas pode ser calculado através de 7 ou de 3 pontos de referência, locais onde utilizaremos algum tipo de adipômetro, que seria uma espécie de pinça com régua.
Apesar de aparentemente simples, este procedimento requer certa prática e precisa ser muito bem treinado, pois envolve desde a correta localização do ponto, marcação do local, utilização precisa do instrumento, pegada firme, mas sem machucar o sujeito, olhar treinado para realizar a medida entre 2 e 4 segundos e capacidade de realizar todos os procedimentos de forma rápida três vezes.
As sete dobras que mencionei são tríceps, subescapular, suprailíaca, peitoral, abdominal, coxa e perna, porém, é possível utilizar apenas três delas, sendo diferentes para homens e mulheres, obtendo ainda resultados praticamente idênticos, segundo American College of Sports Medicine, 2007.
Com essas sete medidas em mãos, resta-nos utilizar as famosas fórmulas de Jackson & Pollock, a fim de estimar a densidade corporal ou DENS, que, por sua vez, será aplicada na fórmula de Siri, 1961, obtendo, assim, seu BF ou porcentagem de gordura corporal.
7 Pontos de Medidas
Conclusão
No artigo de hoje, vimos quais são os métodos que temos para calcular a porcentagem de gordura corporal, dúvida muito frequente entre os praticantes de atividade física, principalmente os que querem emagrecer.
Eles possuem variados níveis de precisão e, principalmente, de custo financeiro para realização, sendo, por isso, o método das dobras cutâneas o mais famoso, pois, apesar de exigir certo grau de treinamento para que o procedimento seja bem feito, os adipômetros utilizados têm valores diversos, sendo alguns bem acessíveis, girando em torno de 10 a 2000 reais (obviamente, quanto mais caro, melhor a qualidade e precisão).
A ideia do artigo não foi a de tornar ninguém capacitado para realizar nenhuma medição, longe disso, apenas quis mostrar como calculamos a porcentagem de gordura corporal das pessoas, a fim de que você entenda aquele resultado que lhe fornecem num papelzinho quando você é avaliado nas academias ou consultórios de nutrição.
Ficamos por aqui! Espero ter ajudado um bocado com este artigo no desenvolvimento do senso crítico de vocês e também tirado dúvidas sobre como calcular a porcentagem de gordura corporal! Não se deixem orientar por amadores e aventureiros: aceitem APENAS informações de profissionais altamente qualificados e atualizados, que sabem do que estão falando, pois estudam constantemente, conhecem a prática de trabalho e se baseiam em ciência, e não em achismos, lendas e tradições. Bons treinos e até a próxima!
Referência
Marfell-Jones et al., 2006
Hummmm que interessante, não sabia que era assim que media a gordura corporal!!