Esse é um dos maiores mitos e uma das citações mais injustas e mal compreendidas da nutrição moderna. Fica mais claro para quem tem uma noção melhor de fisiologia humana, entender o porquê tem algo de errado ai.
De maneira geral, as pessoas falam que é importante o café da manha ter carboidratos para te dar energia para o dia, porém não acontece isso quando você come carboidratos, fisiologicamente falando.
De manhã ao acordar, em um indivíduo sadio, que tem o seu pico matinal correto de cortisol e teve uma boa noite de sono, ele vai estar totalmente energizado e concentrado e USANDO GORDURA COMO FONTE DE COMBUSTÍVEL. (insulina baixa = maior concentração e disposição).
Quando esse indivíduo come carboidrato ao acordar, ele está alterando toda sua forma natural de picos hormonais e sua neuroquímica. Ao invés dele ficar energizado, ele vai diminuir demasiadamente seu cortisol, pelo pico de insulina ( QUEBRANDO QUALQUER CHANCE DE QUEIMAR GORDURA) e vai ficar indisposto.
Alguns indivíduos bem sensíveis à insulina podem comer carboidrato de manhã, de maneira controlada, sem alterar demasiadamente seus hormônios e catecolaminas. Porém são uma minoria.
A premissa que carboidratos à noite são vilões, é que eles engordariam e alterariam a liberação de hormônio do crescimento ( fato sim que + GLICEMIA E INSULINA = – GH ), mas fisiologicamente essa preocupação não deve ser tão grande.
Os carboidratos só vão te engordar se você não usar ele como energia ou se o seu glicogênio já estiver cheio e repondo ele à noite, o indivíduo está REPARANDO o estoque de glicogênio e não engordando. Isso claro se ele não repôs o glicogênio durante o dia comendo carboidratos.
A questão do hormônio do crescimento é valida para pessoas que tem uma demasiada resistência à insulina, onde ao comerem muito carboidrato liberaram muita insulina e essa não irá baixar no período onde o hormônio é secretado no sono.
A insulina tem seu pico por pouco tempo ( 1 hora+- ). Em indivíduos saudáveis, a glicemia baixa em tempo certo para o hormônio do crescimento conseguir ser secretado.
Outro ponto importante é que o carboidrato, próximo da hora de dormir, aumenta a serotonina ( + serotonina é convertida em melatonina = MELHORA DO SONO ).
A maneira inteligente de se fazer dieta é usar CARBOIDRATOS como REPOSITOR de energia em horas chaves do dia e, usar GORDURA como ENERGIA
Quando o organismo entra nesse “shift” metabólico, maravilhas acontecem em termos de composição corporal e bem estar.
“…Carboidratos só vão te engordar se você não usar ele como
energia ou se o seu glicogênio já estiver cheio…”
Muito boa a matéria!
Rosângela
Boa a materia!!!
Olá,
Sigo sempre suas dicas e o assunto dos carboidratos me desperta muitas dúvidas.
Consegui menor percentual de gordura, baixando as calorias, diminuindo a quantidade de carboidratos, pois trabalho o dia inteiro sentado em um computador. Em minha dieta tenho 30% dos carboidratos de manhã ao acordar, 20% antes do treino e 20% depois do treino e o restante distribuído durante o dia. Treino próximo à noite.
Estou no caminho certo?
Obrigado, Ronaldo.
Quais seriam as horas chaves então?
Logo após as atividades físicas?
Também gostaria de saber mais sobre o assunto, principalmente sobre o consumo de carbo pela manhã e os horários chave para seu consumo! Excelente matéria.
Amei, essa matéria é exatamente como me sinto se eu não comer carbo, pela manhã se vou treinar então, aff me sinto bem mau.
Ao contrário comer um carbo de boa qualidade a noite acordo super bem disposta pra treinar tranquilo.