Como Emagrecer e Ganhar Músculos ao mesmo Tempo

Emagrecer e Ganhar Músculos ao mesmo tempo

Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas que praticam musculação fazem, pois aqueles que almejam emagrecer sempre ficam com medo dos músculos irem embora. Desta forma, emagrecer e ganhar músculos ao mesmo tempo torna-se uma missão.

No entanto, a jornada é longa e precisa ser feita com planejamento, até porque no final das contas para o corpo perder gordura a ingestão de calorias precisa ser menor, ou seja, são objetivos contraditórios.

Há inúmeros estudos científicos mostrando claramente que isso pode acontecer, ou seja, que há como emagrecer e ganhar músculos ao mesmo tempo. Mas a má notícia é que isto não vai ocorrer em todos os casos e nem para todas as pessoas.

Então quando dizem que existem dietas, treinos e métodos para isto, descarte!

Em vista disso, para sanar as dúvidas das pessoas que praticam musculação e visam este objetivo, vamos mostrar neste conteúdo quando é possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo, como fazer e como ajustar de forma a perseguir nestas duas missões.

 

Quando é possível perder gordura e ganhar massa ao mesmo tempo?

 

Emagrecer e ganhar massa muscular ao mesmo tempo são objetivos totalmente distintos, pois para emagrecer é preciso diminuir as calorias, ou seja, comer menos.

Agora para ganhar músculos o ideal é aumentar as calorias, para ter energia o suficiente. Então, esses objetivos existem abordagens bastante diferentes, principalmente no quesito alimentação.

Mas e aí, como é possível queimar gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo? Isso é o que vamos responder abaixo, porque mesmo devido à distinção, ainda torna-se possível conseguir os dois em situações especifica.

Confira!

 

Iniciantes sem qualquer experiência com a Musculação

 

Quem nunca praticou musculação antes tem uma facilidade maior para emagrecer e ganhar músculos através de uma dieta hipocalórico. Mas por quê?

Quando alguém começa a musculação pela primeira vez, os estímulos gerados pelo treino de força são excelentes para os músculos e sistema nervoso central.

Assim, a força muscular é adquirida rapidamente em um ritmo acelerado por meses, mesmo sem manter um treino e dieta planejados.

Desta forma, se o indivíduo seguir uma dieta rica em proteínas, e treinar pesado, consequentemente ganhará massa muscular e perderá gordura ao mesmo tempo. Porém, isso não vai durar muito.

Logo quando o corpo acostumar será preciso alinhar o treinamento de força e a dieta da forma correta para atingir apenas um único objetivo: perder gordura ou ganhar músculos.

 

Pessoas muito acima do Peso

 

Quem esta acima do peso, é considerado obeso e esta com IMC alto, também consegue ter hipertrofia e queima de gordura simultaneamente, pois uma pessoa cima do peso tem a energia que precisa acumulada nas reservas de gordura.

Por isso, uma pessoa obesa quando realiza uma dieta hipocalórica e inicia treinamentos com pesos, além de emagrecer irá conseguir ganhar músculos. Entretanto, há pontos negativos, por carregar gordura extra, mas é uma ótima opção para aqueles que estão acima do peso e almejam ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo.

 

Pessoas que usam Hormônios Anabólicos

 

O uso de hormônios é capaz de fornecer níveis anabólicos aos seres humanos.

Mas o que muita gente não sabe é que anabolizantes, além de acelerar o ganho de massa magra, usa a gordura como fonte de energia, isto é, estimula a perda de gordura e a hipertrofia ao mesmo tempo.

Leia também:

Como o ZMA ajuda a ganhar Massa Muscular?

Quantidade de Proteínas por Dia: veja como fazer o cálculo

O que é BCAA, para que serve, seus Benefícios e Como Tomar

O que é Oxandrolona, Ciclo, Efeitos Colaterais e Como Tomar

O uso do Whey Protein pela manhã, para o Ganho de Músculos

O que comer Antes do Treino para Ganhar Massa Muscular?

Lanche de Manhã e da tarde para ganhar Massa Muscular

10 Erros comuns que as Mulheres cometem para Perder Gordura

Vale lembrar, que o uso de esteroides são usados para estratégias específicas e pode acarretar efeitos colaterais.

Por isso, antes de pensar em fazer o uso é importante conversar com um médico especialista para mostra-lo qual o melhor a ser usado.

 

Pessoas que se Afastam do Treino

 

Aqueles que ficam semanas, meses ou até anos sem treinar, por consequência perde toda a massa muscular conquistada durante o treino. Mas a memória muscular continua.

Em vista disso, quem já treinou e sempre teve um nível bom de massa muscular, quando voltar a praticar musculação, sem duvida alguma conseguirá perder gordura e adquirir músculos ao mesmo tempo utilizando.

 

Pessoas com Genéticas Privilegiadas

 

Algumas pessoas simplesmente possuem uma genética fora do mundo para este objetivo: emagrecer e ganhar músculos ao mesmo tempo. Então, quem tem facilidade para isto possui a genética privilegiada.

 

Como Emagrecer e Ganhar Músculos ao mesmo Tempo?  

        

Apesar dos objetivos serem opostos, isso só acontecerá em ocasiões específicas. No entanto, para alcançar ambos os objetivos ao mesmo tempo é preciso adotar alguns critérios:

 

Mantenha um déficit Calórico Discreto

Esse é um dos critérios fundamentais para ganhar massa muscular e queimar gordura ao mesmo tempo. O ideal é ingerir menos calorias, para assim o corpo usar a gordura como fonte de energia. Deve-se lembrar de que não pode restringir o uso de carboidratos e sim, diminuir.

 

Consuma a quantidade necessária de Proteínas Diariamente

As proteínas são essenciais para construir o nosso tecido muscular. Sem a sua ingestão adequada, será difícil adquirir massa muscular. Recomenda-se ingerir 2g de proteína por quilo de peso corporal por dia.

Exemplo: Uma pessoa que pesa 70kg precisa ingerir no mínimo 140g de proteínas.

 

Foque em exercícios compostos e em Excesso de Carga

Abusar de exercícios físicos compostos e com uma alta carga é ótimo para quem visa perder gordura e conquistar massa magra. Desta maneira, sempre tente aumentar a carga em exercícios como: supino, desenvolvimento, terra e agachamento.

Técnicas como drop-sets, giants sets e outras, não são indicadas neste momento, pois só irá causar um estresse desnecessário na rotina de treinamento. Porém, o método 8X8 é extremamente interessante neste caso.

 

Faça aeróbicos Moderados

Aeróbicos em quantidades moderadas além de ser bom para a saúde, queima calorias e melhora o condicionamento para treinar pesado. Quando falamos em moderação, é realizar aeróbio cerca de 3 vezes na semana com duração de 20 a 30 minutos.

 

Quais alimentos ajudam a emagrecer e ganhar músculos?

 

Alguns alimentos são essenciais quanto o objetivo é queimar gordura e adquirir hipertrofia. Por isso, vamos citar alguns destes alimentos. Segue abaixo!

Ovos: São ricos em proteínas, e ainda possuem vitaminas D, E e A. Além disso, é um manipulador de testosterona natural.

Salmão: É fonte de ômega 3, proteína e estimula o crescimento muscular.

Frutas: São excelentes em vitamina C e antioxidantes, além de minerais.

Óleo de Peixe: Auxilia no aumento da testosterona e trata as articulações.

Linhaça: Possui muita fibra e ômega 3.

Castanhas: São fontes de proteínas e gorduras mono/poli-insaturadas e minerais.

Carne: É fundamental para perder gordura e auxiliar no ganho de massa muscular, por ser fonte de creatina, carnosina, ferro e ômega 3.

Aveia: Possui o índice glicêmico baixo e é fonte de fibras solúveis.

Kefir: Um probiótico natural e também fonte de cálcio e proteína.

Vegetais: Principalmente os verdes escuros, como brócolis e espinafre, contém substâncias que agem na construção muscular.

Azeite de Oliva Extra Virgem: É rico em polifenóis, ajuda a emagrecer sem perder a massa muscular.

Quinoa: Excelente fonte de proteína vegetal. Logo, é perfeito para emagrecer.

Além destes alimentos, a cenoura, tomate, laranja, maçã, peito de frango, peru e chás naturais como o chá verde, chá de pimenta caiena e canela, são essenciais para ajudar neste propósito.

 

 

10 Dicas de Como Emagrecer e Ganhar Músculos ao mesmo Tempo

 

 

Antes de qualquer coisa é preciso pensar que para emagrecer e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, o indivíduo não irá passar fome.

Porém, cada pessoa possui particularidades que devem ser respeitadas e claro analisadas pelo educador físico.

Desta maneira, vamos dar 10 super dicas para quem almeja emagrecer e ganhar massa muscular:

#1 – Escolha a dieta certa para perder peso e ganhar músculos

#2 – Aposte no Jejum Intermitente

#3 – Melhore a hidratação

#4 – Aumente as horas de descanso/repouso

#5 – Faça exercícios para emagrecer

#6 – Pratique musculação

#7 – Tenha foco

#8 – Escolha bons suplementos

#9 – Busque ajuda de profissionais

#10 – Tenha e siga um cronograma

 

Para finalizar…

Emagrecer e conseguir ganhar massa muscular ao mesmo tempo é possível SIM! Porém, somente em certas situações, como as que citamos neste conteúdo.

Deste modo, não é preciso fazer dietas loucas, comprar inúmeros suplementos realizar treinos absurdos.

O ideal para conseguir ambos os objetivos de uma única vez é apenas estar no momento adequado para isto.

Ainda, depois quando o corpo acostuma, torna-se preciso escolher um único objetivo para dar atenção maior a ele, e então “ciclar” entre o ganho de massa muscular e a queima de gordura, para assim chegar ao resultado esperado.

Se gostou deste conteúdo e ele te ajudou, compartilhe!

 

Artigo anteriorTomar Tribulus corta o efeito do Anticoncepcional?
Próximo artigoComo tomar Whey Concentrado (melhores horários)
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui