Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas que praticam musculação fazem, pois aqueles que almejam emagrecer sempre ficam com medo dos músculos irem embora. Desta forma, emagrecer e ganhar músculos ao mesmo tempo torna-se uma missão.
No entanto, a jornada é longa e precisa ser feita com planejamento, até porque no final das contas para o corpo perder gordura a ingestão de calorias precisa ser menor, ou seja, são objetivos contraditórios.
Há inúmeros estudos científicos mostrando claramente que isso pode acontecer, ou seja, que há como emagrecer e ganhar músculos ao mesmo tempo. Mas a má notícia é que isto não vai ocorrer em todos os casos e nem para todas as pessoas.
Então quando dizem que existem dietas, treinos e métodos para isto, descarte!
Em vista disso, para sanar as dúvidas das pessoas que praticam musculação e visam este objetivo, vamos mostrar neste conteúdo quando é possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo, como fazer e como ajustar de forma a perseguir nestas duas missões.
Quando é possível perder gordura e ganhar massa ao mesmo tempo?
Emagrecer e ganhar massa muscular ao mesmo tempo são objetivos totalmente distintos, pois para emagrecer é preciso diminuir as calorias, ou seja, comer menos.
Agora para ganhar músculos o ideal é aumentar as calorias, para ter energia o suficiente. Então, esses objetivos existem abordagens bastante diferentes, principalmente no quesito alimentação.
Mas e aí, como é possível queimar gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo? Isso é o que vamos responder abaixo, porque mesmo devido à distinção, ainda torna-se possível conseguir os dois em situações especifica.
Confira!
Iniciantes sem qualquer experiência com a Musculação
Quem nunca praticou musculação antes tem uma facilidade maior para emagrecer e ganhar músculos através de uma dieta hipocalórico. Mas por quê?
Quando alguém começa a musculação pela primeira vez, os estímulos gerados pelo treino de força são excelentes para os músculos e sistema nervoso central.
Assim, a força muscular é adquirida rapidamente em um ritmo acelerado por meses, mesmo sem manter um treino e dieta planejados.
Desta forma, se o indivíduo seguir uma dieta rica em proteínas, e treinar pesado, consequentemente ganhará massa muscular e perderá gordura ao mesmo tempo. Porém, isso não vai durar muito.
Logo quando o corpo acostumar será preciso alinhar o treinamento de força e a dieta da forma correta para atingir apenas um único objetivo: perder gordura ou ganhar músculos.
Pessoas muito acima do Peso
Quem esta acima do peso, é considerado obeso e esta com IMC alto, também consegue ter hipertrofia e queima de gordura simultaneamente, pois uma pessoa cima do peso tem a energia que precisa acumulada nas reservas de gordura.
Por isso, uma pessoa obesa quando realiza uma dieta hipocalórica e inicia treinamentos com pesos, além de emagrecer irá conseguir ganhar músculos. Entretanto, há pontos negativos, por carregar gordura extra, mas é uma ótima opção para aqueles que estão acima do peso e almejam ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo.
Pessoas que usam Hormônios Anabólicos
O uso de hormônios é capaz de fornecer níveis anabólicos aos seres humanos.
Mas o que muita gente não sabe é que anabolizantes, além de acelerar o ganho de massa magra, usa a gordura como fonte de energia, isto é, estimula a perda de gordura e a hipertrofia ao mesmo tempo.
Leia também:
Como o ZMA ajuda a ganhar Massa Muscular?
Quantidade de Proteínas por Dia: veja como fazer o cálculo
O que é BCAA, para que serve, seus Benefícios e Como Tomar
O que é Oxandrolona, Ciclo, Efeitos Colaterais e Como Tomar
O uso do Whey Protein pela manhã, para o Ganho de Músculos
O que comer Antes do Treino para Ganhar Massa Muscular?
Vale lembrar, que o uso de esteroides são usados para estratégias específicas e pode acarretar efeitos colaterais.
Por isso, antes de pensar em fazer o uso é importante conversar com um médico especialista para mostra-lo qual o melhor a ser usado.
Pessoas que se Afastam do Treino
Aqueles que ficam semanas, meses ou até anos sem treinar, por consequência perde toda a massa muscular conquistada durante o treino. Mas a memória muscular continua.
Em vista disso, quem já treinou e sempre teve um nível bom de massa muscular, quando voltar a praticar musculação, sem duvida alguma conseguirá perder gordura e adquirir músculos ao mesmo tempo utilizando.
Pessoas com Genéticas Privilegiadas
Algumas pessoas simplesmente possuem uma genética fora do mundo para este objetivo: emagrecer e ganhar músculos ao mesmo tempo. Então, quem tem facilidade para isto possui a genética privilegiada.
Como Emagrecer e Ganhar Músculos ao mesmo Tempo?
Apesar dos objetivos serem opostos, isso só acontecerá em ocasiões específicas. No entanto, para alcançar ambos os objetivos ao mesmo tempo é preciso adotar alguns critérios:
Mantenha um déficit Calórico Discreto
Esse é um dos critérios fundamentais para ganhar massa muscular e queimar gordura ao mesmo tempo. O ideal é ingerir menos calorias, para assim o corpo usar a gordura como fonte de energia. Deve-se lembrar de que não pode restringir o uso de carboidratos e sim, diminuir.
Consuma a quantidade necessária de Proteínas Diariamente
As proteínas são essenciais para construir o nosso tecido muscular. Sem a sua ingestão adequada, será difícil adquirir massa muscular. Recomenda-se ingerir 2g de proteína por quilo de peso corporal por dia.
Exemplo: Uma pessoa que pesa 70kg precisa ingerir no mínimo 140g de proteínas.
Foque em exercícios compostos e em Excesso de Carga
Abusar de exercícios físicos compostos e com uma alta carga é ótimo para quem visa perder gordura e conquistar massa magra. Desta maneira, sempre tente aumentar a carga em exercícios como: supino, desenvolvimento, terra e agachamento.
Técnicas como drop-sets, giants sets e outras, não são indicadas neste momento, pois só irá causar um estresse desnecessário na rotina de treinamento. Porém, o método 8X8 é extremamente interessante neste caso.
Faça aeróbicos Moderados
Aeróbicos em quantidades moderadas além de ser bom para a saúde, queima calorias e melhora o condicionamento para treinar pesado. Quando falamos em moderação, é realizar aeróbio cerca de 3 vezes na semana com duração de 20 a 30 minutos.
Quais alimentos ajudam a emagrecer e ganhar músculos?
Alguns alimentos são essenciais quanto o objetivo é queimar gordura e adquirir hipertrofia. Por isso, vamos citar alguns destes alimentos. Segue abaixo!
Ovos: São ricos em proteínas, e ainda possuem vitaminas D, E e A. Além disso, é um manipulador de testosterona natural.
Salmão: É fonte de ômega 3, proteína e estimula o crescimento muscular.
Frutas: São excelentes em vitamina C e antioxidantes, além de minerais.
Óleo de Peixe: Auxilia no aumento da testosterona e trata as articulações.
Linhaça: Possui muita fibra e ômega 3.
Castanhas: São fontes de proteínas e gorduras mono/poli-insaturadas e minerais.
Carne: É fundamental para perder gordura e auxiliar no ganho de massa muscular, por ser fonte de creatina, carnosina, ferro e ômega 3.
Aveia: Possui o índice glicêmico baixo e é fonte de fibras solúveis.
Kefir: Um probiótico natural e também fonte de cálcio e proteína.
Vegetais: Principalmente os verdes escuros, como brócolis e espinafre, contém substâncias que agem na construção muscular.
Azeite de Oliva Extra Virgem: É rico em polifenóis, ajuda a emagrecer sem perder a massa muscular.
Quinoa: Excelente fonte de proteína vegetal. Logo, é perfeito para emagrecer.
Além destes alimentos, a cenoura, tomate, laranja, maçã, peito de frango, peru e chás naturais como o chá verde, chá de pimenta caiena e canela, são essenciais para ajudar neste propósito.
10 Dicas de Como Emagrecer e Ganhar Músculos ao mesmo Tempo
Antes de qualquer coisa é preciso pensar que para emagrecer e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, o indivíduo não irá passar fome.
Porém, cada pessoa possui particularidades que devem ser respeitadas e claro analisadas pelo educador físico.
Desta maneira, vamos dar 10 super dicas para quem almeja emagrecer e ganhar massa muscular:
#1 – Escolha a dieta certa para perder peso e ganhar músculos
#2 – Aposte no Jejum Intermitente
#3 – Melhore a hidratação
#4 – Aumente as horas de descanso/repouso
#5 – Faça exercícios para emagrecer
#6 – Pratique musculação
#7 – Tenha foco
#8 – Escolha bons suplementos
#9 – Busque ajuda de profissionais
#10 – Tenha e siga um cronograma
Para finalizar…
Emagrecer e conseguir ganhar massa muscular ao mesmo tempo é possível SIM! Porém, somente em certas situações, como as que citamos neste conteúdo.
Deste modo, não é preciso fazer dietas loucas, comprar inúmeros suplementos realizar treinos absurdos.
O ideal para conseguir ambos os objetivos de uma única vez é apenas estar no momento adequado para isto.
Ainda, depois quando o corpo acostuma, torna-se preciso escolher um único objetivo para dar atenção maior a ele, e então “ciclar” entre o ganho de massa muscular e a queima de gordura, para assim chegar ao resultado esperado.
Se gostou deste conteúdo e ele te ajudou, compartilhe!
As matérias são muito bem feitas. Gosto também dos treinos sugeridos e dos hiperlinks. Valeu!