A reposição hormonal masculina é o caminho para que homens permaneçam ativos sexualmente, mas os benefícios vão muito além, acompanhe!
Ainda estigmatizada por boa parte da população masculina, a reposição hormonal, tem sido objeto de estudo por parte dos especialistas e de interesse de homens de todas as idades.
A fase, antigamente conhecida como andropausa, hoje é chamada de Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM) e atinge os homens a partir dos 45, 50 anos de idade, alterando radicalmente a rotina dessas pessoas.
Com sintomas que vão desde a melancolia, ereções fracassadas, cansaço, dificuldades de concentração e diminuição da libido, o corpo emite sinais de que algo está errado, e muitas vezes esses indícios estão ligados a queda do hormônio testosterona.
Felizmente, assim como no caso das mulheres, a reposição hormonal masculina abranda os efeitos do tempo e da diminuição dos níveis de produção da testosterona, oferecendo a possibilidade do homem se manter ativo, produtivo e saudável sexualmente.
Quer entender como a reposição hormonal pode beneficiar você também? E como pode ser feita de forma sutil, segura sem necessidade de procedimentos extenuantes e caros?
Dicas de Treino responde! Boa leitura!
Reposição hormonal masculina + testosterona = DAEM fora de cogitação!
O hormônio esteroide C19H28O2 (testosterona), é o principal hormônio masculino, responsável não só por características físicas como a abundância de pelos corporais, a voz mais grave e a maior massa muscular.
Mas, também é fundamental para manter o desejo sexual, garantir ereções satisfatórias, atuar no desempenho psicossocial, prover autonomia cognitiva influenciando para o bom desempenho das funções do cotidiano, além disso, influencia para manutenção do peso corporal e equilíbrio emocional do homem, ou seja, os níveis devem estar adequados no organismo. Você pode se informar mais sobre o isso, lendo este nosso post aqui: Testosterona, o que é, para que serve como e porque tomar.
A partir da quarta década de vida, os níveis de produção da testosterona diminuem naturalmente, e segundo estudos, as 7mg produzidas diariamente, por um homem adulto, diminuem 1% a cada ano.
Essa diminuição, no entanto, não determina veementemente o fim da fertilidade masculina como acontece com a menopausa nas mulheres, mas interfere na qualidade geral da vida do homem.
Porquê e quando fazer a reposição hormonal masculina?
Além dos sintomas físicos citados abaixo, a diminuição da testosterona afeta a vida pessoal e social dos homens, que muitas vezes se veem “subestimados” por si mesmos, tendo que passar por constrangimentos e absurdamente sendo questionados até mesmo por sua virilidade.
Os brasileiros, culturalmente apegados à masculinidade e à potência sexual, em particular, são muito afetados por esse estágio.
Por isso, além dos exames clínicos e laboratoriais que podem indicar a diminuição da testosterona no organismo, alguns sintomas são comuns na prescrição da reposição hormonal masculina, dentre eles:
- Diminuição da frequência das ereções matinais espontâneas
- Aumento da sonolência diurna
- Queda de pelos corporais
- Desatenção e falta de concentração
- Diminuição da capacidade cognitiva e de memória
- Diminuição da libido
- Ereções menos frequentes e de pouca duração
- Aumento de peso e diminuição da massa muscular
- Quadros frequentes de desânimo e de melancolia injustificada
Mas, é fundamental salientar que nem todos esses sintomas se manifestam ao mesmo tempo e que eles podem ser causados por outros fatores, portanto, o acompanhamento médico e os exames são essenciais para determinar a necessidade da reposição hormonal masculina.
Como é feita a reposição hormonal masculina
Depois de prescrita, a terapia hormonal masculina pode ser ministrada de diferentes formas, dependendo das características e necessidades de cada homem.
As mais utilizadas são: a injeção intramuscular e a aplicação de gel sobre a pele. Há ainda a opção por adesivos cutâneos, recentemente lançados no mercado, que apresentam grande eficácia.
No entanto, a forma natural contida nos suplementos, são de fácil ingestão, podem ser incorporadas na rotina alimentar e não agridem a saúde masculina com efeitos colaterais desagradáveis.
Há casos em que a reposição hormonal masculina deverá ser feita durante toda a vida do paciente, com o devido acompanhamento clínico e laboratorial para o adequado monitoramento dos índices de testosterona corporal.
Alerta! Ações preventivas podem protelar a reposição hormonal masculina
Embora inevitável, a diminuição dos níveis de produção da testosterona pode ser retardada a partir da adoção de hábitos saudáveis, tais como:
- Prática regular de exercícios físicos
- Prezar pela qualidade do sono
- Evitar o tabagismo
- Evitar o sobrepeso
- Manter uma dieta equilibrada e saudável
Segundo um levantamento feito por um importante instituto norte americano, são diagnosticas 480 mil novos casos de DAEM a cada ano em homens na faixa de 50 a 70 anos.
Boa parte desses números poderia deixar as estatísticas com a adoção de hábitos mais saudáveis de vida, como maior cuidado com a alimentação e com a prática de atividades físicas.
Aproveite e leia nosso post como aumentar a testosterona naturalmente e incorpore novos hábitos na sua vida!
Vale ressaltar, que a queda da testosterona ocorre também em homens jovens, que estão no auge e vigor sexual, e por isso se manter atento a sintomas atípicos, como os citados acima, é fundamental para o diagnóstico precoce da falta da testosterona.
A reposição hormonal masculina como proposta para plenitude masculina
O prolongamento da expectativa de vida e a consequente vida sexual mais ativa entre os homens de mais idade, também é um fator determinante pela busca de mais informação e de tratamento, diminuindo a controvérsia que o assunto naturalmente provoca entre o sexo masculino.
Além disso, fatores sociais como o fato de ser cada vez mais comum a paternidade em homens com mais idade, faz com que a reposição hormonal masculina seja muito procurada.
A expectativa de vida cada vez mais alta, os avanços das pesquisas e dos tratamentos médicos, poder usufruir dos benefícios da reposição da testosterona é uma possibilidade cada vez mais acessível a homens de todos os perfis.
Não se pode ignorar o quanto o homem pode se sentir melhor aumentado a testosterona, indiscutivelmente alcançando melhor performance sexual, atingindo bom nível de desempenho nos treinos, e não menos importante se sentindo disposto e produtivo para dar conta das atribuições da vida.
No entanto, há algo muito particular para um homem quando cuida dos níveis de testosterona que é manter a autoestima em alta.
Estender a libido, se sentir viril beneficia a sua saúde física e mental, evitando quadros depressivos e de apatia, que já não combinam mais com homens deste tempo, cada vez mais ativos e produtivos.
Deixe seu comentário, e compartilhe essa ideia com seus amigos.