Há poucos dias, uma de minhas alunas comentou que alguns frequentadores da academia onde ela treina “brincaram” se ela estava indo para a escola ou malhar (lembre-se que MALHAR é completamente diferente de TREINAR), já que fica com caneta e papel anotando tudo que acontece enquanto está treinando. Infelizmente, esse é o cenário que encontramos nas academias, poucas pessoas conhecem a importância de realizar um controle rigoroso durante o treino.
Quando se fala em treinamento na musculação (não estou falando de MALHAÇÃO), existem algumas variáveis que devem ser controladas:
- Carga;
- Séries;
- Repetições;
- Ritmo;
- Intervalo de Recuperação.
Nesse texto, vou pegar como exemplo o controle de carga e repetições, pois foi o motivo da “brincadeira” na academia.
É muito comum academias encontramos pessoas treinando em duplas e isso é muito interessante, pois dessa maneira é possível aplicar algumas técnicas de intensificação (claro, se souberem aplicar), assim como existe aquele incentivo, aquela forcinha a mais quando você está prestes a desistir durante a execução do exercício. No entanto, é muito mais frequente a seguinte frase “você lembra quanto colocamos no supino semana passada?”.
O que acontece após essa pergunta é que duas, três ou até todas as séries daquele exercício foram literalmente desperdiçados na procura da carga ideal de treinamento.
Evitar esse tipo de situação é muito simples, veja um exemplo: o treino com divisão A-B, com Treino A segunda e quinta (pernas, costas e bíceps) e Treino B terça e sexta (peito, ombros e tríceps) repetições de 10 a 12:
- 4x – Agachamento Livre;
- 3x – Leg 45;
- 2x – Hack Machine;
- 4x – Panturrilha em Pé;
- 3x – Panturrilha Sentado;
- 4x – Puxador Frente Inverso;
- 4x – Remada Baixa;
- 3x – Rosca Direta;
- 3x – Rosca com Halter.
O treino A (por favor, não copie para fazer na academia, a escolha dos exercícios depende de uma série de outros fatores) tem 9 exercícios. Você consegue decorar a carga utilizada em cada um deles? Não sei vocês, mas eu não consigo.
Nesse momento a caneta e o papel (recurso simples) separam quem realmente TREINA e quer tirar o máximo de cada treinamento, daquele que frequenta a academia apenas para MALHAR e ficar jogando conversa fora.
Mas como fazer esse controle de cargas e repetição?
Dia 20
4x – Agachamento Livre
Carga: 30kg
Repetições: 1 série=12, 2=12, 3=11, 4=10 (12+12+11+10)3x – Leg 45
Carga: 100kg
Repetições: 1=12, 2=12, 3=12, 4=12 (+12+12+12+12)
Por meio desse controle de treinamento, quando chegar o dia de realizar o treino A novamente, certamente você conseguirá tirar o máximo de cada série e não desperdiçará seu precioso tempo na academia procurando a carga ideal para cada exercício.
Mas, agora, surge uma outra dúvida “Professor, quando aumento a carga?”, no próximo texto falaremos sobre repetições abertas ou fechadas, assim como qual o momento de se alterar a carga de treinamento, seja para mais ou para menos.
OBS: Quando você perceber que alguém está anotando algo com papel e caneta (recurso simples) ou mesmo no celular ou tablet, pense que essa pessoa realmente leva a sério seu treinamento.
Treinar exige…
PLANEJAMENTO E CONTROLE
A única duvida que tenho e como fazer a divisão do treino de crossfit e se posso falhar todos os dias?
Não consigo manter uma dieta… Eu trabalho todos os dias com com 45 quilos, tem dia que não me da vontade de ir para a academia devido aos pesos que pego durante o dia, é normal?