CORRIDA Vs. RESPIRAÇÃO – Durante a Corrida Qual a Melhor Forma de Respirar?

Corrida Vs. Respiração Na corrida, a respiração é fundamental, esta que influencia até mesmo a habilidade nesse exercício. A sensação da falta de ar durante a corrida é comum; nessa atividade o corpo deverá fornecer de maneira constante o oxigênio aos músculos, para a energia e força necessárias.

Um teste interessante para perceber o limite do sistema respiratório individual é iniciar a corrida com ritmo em respiração fácil, de forma que se consiga conversar com os companheiros durante a atividade. Então, a corrida deve ser acelerada um pouco, com conversas simultaneamente; se o diálogo não está confortável, é porque o ritmo está muito acelerado.

Com a respiração adequada há melhorias na resistência com distâncias maiores. E aplicando as técnicas ideais, o corpo é auxiliado a levar oxigênio aos músculos com eficiência, e maior conforto na corrida.

É comum a respiração através do nariz. Mas durante a corrida, a boca é a mais utilizada para respirar. Se esse método é realizado com conforto, usando a boca, são inspiradas quantidades maiores de oxigênio, liberando mais dióxido de carbono, sendo a maneira ideal para inspirar o suficiente de oxigênio aos músculos.

Na corrida, a respiração com o peito deve ser eliminada. Para obter mais oxigênio no sistema, é preciso aprender a respiração com a barriga, a denominada abdominal.

Uma forma é deitar ao chão e começar a respirar usando a barriga, com inspiração e enchimento da barriga, e depois expiração e esvaziamento da mesma; uma mão é colocada por cima da barriga e a outra pelo peito, esta sem movimentar-se. A técnica é aplicada posteriormente durante o exerício.

O modo ideal da respiração nesse exercício é curto e superficial. Não é possível correr longas distâncias com respiração constante profunda e longa. Mas quando há dificuldade na subida, algumas respiradas longas auxiliam a recuperação do ritmo.

É fundamental a respiração de acordo com o ritmo da corrida. E esse ponto é dificuldade para muitos iniciantes, sendo fator fundamental no processo. A inspiração e expiração devem ser a ritmo consistente, sem contar com a velocidade.

Para verificação da respiração em ritmo durante a corrida é prático usar a contagem dos passos dados na atividade, de forma a inspirar e expirar por cada 2 passos.

São dicas interessantes e referentes aos detalhes essenciais para a respiração adequada, correção de alguns erros comuns, para melhores resultados na corrida, atividade corporal que é considerada intensa.

 

Artigo anteriorNutrição Pós Treino, entenda sua Importância!
Próximo artigoCorrer em Jejum Emagrece?
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma curiosidade sobre a respiração pela boca: Esse método não é meio perigoso, pois a boca não tem o mesmo filtro que o nariz, em relação a respirar ar poluído?

    • No meu caso eu tentei respirar puxando pelo nariz e soltando pela boca, pra mim não funcionou..
      A partir do momento que eu passei a puxar e soltar pela boca melhorou muito, se esta correto eu não sei mas a diferença foi grande.. Consigo fazer corridas de 2, 5 a 10km, sempre puxando soltando pela boca..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui