Na corrida, a respiração é fundamental, esta que influencia até mesmo a habilidade nesse exercício. A sensação da falta de ar durante a corrida é comum; nessa atividade o corpo deverá fornecer de maneira constante o oxigênio aos músculos, para a energia e força necessárias.
Um teste interessante para perceber o limite do sistema respiratório individual é iniciar a corrida com ritmo em respiração fácil, de forma que se consiga conversar com os companheiros durante a atividade. Então, a corrida deve ser acelerada um pouco, com conversas simultaneamente; se o diálogo não está confortável, é porque o ritmo está muito acelerado.
Com a respiração adequada há melhorias na resistência com distâncias maiores. E aplicando as técnicas ideais, o corpo é auxiliado a levar oxigênio aos músculos com eficiência, e maior conforto na corrida.
É comum a respiração através do nariz. Mas durante a corrida, a boca é a mais utilizada para respirar. Se esse método é realizado com conforto, usando a boca, são inspiradas quantidades maiores de oxigênio, liberando mais dióxido de carbono, sendo a maneira ideal para inspirar o suficiente de oxigênio aos músculos.
Na corrida, a respiração com o peito deve ser eliminada. Para obter mais oxigênio no sistema, é preciso aprender a respiração com a barriga, a denominada abdominal.
Uma forma é deitar ao chão e começar a respirar usando a barriga, com inspiração e enchimento da barriga, e depois expiração e esvaziamento da mesma; uma mão é colocada por cima da barriga e a outra pelo peito, esta sem movimentar-se. A técnica é aplicada posteriormente durante o exerício.
O modo ideal da respiração nesse exercício é curto e superficial. Não é possível correr longas distâncias com respiração constante profunda e longa. Mas quando há dificuldade na subida, algumas respiradas longas auxiliam a recuperação do ritmo.
É fundamental a respiração de acordo com o ritmo da corrida. E esse ponto é dificuldade para muitos iniciantes, sendo fator fundamental no processo. A inspiração e expiração devem ser a ritmo consistente, sem contar com a velocidade.
Para verificação da respiração em ritmo durante a corrida é prático usar a contagem dos passos dados na atividade, de forma a inspirar e expirar por cada 2 passos.
São dicas interessantes e referentes aos detalhes essenciais para a respiração adequada, correção de alguns erros comuns, para melhores resultados na corrida, atividade corporal que é considerada intensa.
Uma curiosidade sobre a respiração pela boca: Esse método não é meio perigoso, pois a boca não tem o mesmo filtro que o nariz, em relação a respirar ar poluído?
No meu caso eu tentei respirar puxando pelo nariz e soltando pela boca, pra mim não funcionou..
A partir do momento que eu passei a puxar e soltar pela boca melhorou muito, se esta correto eu não sei mas a diferença foi grande.. Consigo fazer corridas de 2, 5 a 10km, sempre puxando soltando pela boca..
Ótimo programa, está ajudando muitas pessoas a correr melhor!