Entenda porque a Creatina e Cafeína não combinam no mesmo Período!

creatina vs cafeína

Sabemos que a creatina é um dos aminoácidos mais procurados por praticantes de exercícios físicos e culturistas, graças ao seu efeito “esponja” que leva água para o interior da célula do músculo, fazendo com que o ambiente seja propício ao crescimento, pois se mantém hidratado e pronto para receber nutrientes. Outro benefício que também é procurado é a participação na contração muscular (fosfocreatina).

A cafeína retém líquido por ser um diurético, já se pode perceber uma grande diferença entre os dois. O que quero mostrar é que um não anula o efeito do outro, mas convenhamos que também não favorece.

O correto seria usá-los em momentos distintos. Mas e se bater aquela vontade ao sentir o cheiro do café? Beba! Mas lembre-se de se hidratar mais.

 

Só a cafeína poderia atrapalhar 100% do acúmulo de creatina? 

Não, pois existem muitos diuréticos como bebidas alcoólicas, chás, molho de soja, alimentos salgados e em conserva (por conter alto teor de sódio).

 

Então como a cafeína “atrapalha” na absorção desse aminoácido?

Os estoques de creatina são armazenados na mitocôndria e os diuréticos, como o café, excretam o que está guardado em situações onde o corpo está com pouca hidratação.

Ai está mais um ponto onde eles não “combinam” em um mesmo período. Atletas e praticantes de exercícios físicos, utilizam esses diuréticos em períodos antes de competições ou metas a serem atingidas, pois ao ingerirmos, o organismo reage acelerando o metabolismo.

Uma das reações químicas é a homeostase, que em situações de calor externo ou interno, enzimas liberam gotículas de água para manter a temperatura ideal da pele e não ocorrer um futuro ressecamento (por isso a recomendação de beber mais de 2 litros de água quando usar a creatina) e outra, talvez o ponto chave do artigo,  se perde mais líquido para o meio externo através da urina, adivinha o que vai junto? Sim, a creatinina, a substância precursora da creatina.

 

O que quero passar é!

Cafeína e creatina podem sim ser usadas juntas, mas é o mesmo que investir em um carro velho numa corrida de fórmula 1, ambos levarão mais tempo para chegar a seu ápice.

O carro velho para chegar até o final dará várias voltas e a creatina, tão cedo não vai chegar a guardar grandes quantidades na mitocôndria, para ser usados nos momentos adequados do exercício.

Usá-las em momentos distintos, como fase de ganho muscular e outra buscando a definição ou perda de peso, seria o mais coerente.

Caso você tenha interesse em se aprofundar mais no assunto leia o post Cafeína e Creatina no Esporte e controvérsias de complicações do uso da Creatina a funções renais e hepáticas.

Artigo anteriorCrianças & Musculação
Próximo artigoO exercício físico como treinamento de resistência à frustração “Aprendendo a lidar com emoções Negativas”
Eduardo Marinho
Eduardo é de Maceió, Nutricionista (CRN6 -23413/P), Pós-Graduando em Nutrição Esportiva. Praticante de musculação e atleta de Handebol. Gosta de escrever sobre assuntos relacionados s sua área de estudo, disponibiliza no DT com o intuito de contribuir com a comunidade.

11 COMENTÁRIOS

  1. Sugiro novos estudos sobre o tema!
    pois o que falar dos pré-treinos da vida em sua formula vem a combinação de cafeina e creatina?
    acho que o texto ficou bastante superficial…

    Elias Sabino II
    Nutricionista Esportivo

  2. Esse artigo foi em 2014, novos estudos hoje já demostra a grande e vasta vantagem de se usar a CRE + CAF, não desmerecendo o trabalho do Eduardo, mais pros dias de hoje esta ultrapassado. Sou nutricionista esportivo a mais de 20 anos e atleta fisiculturista profissional, participante da America stone. ( cafeína e creatina podem sim ser usadas juntas, mas é o mesmo que investir em um carro velho numa corrida de fórmula 1) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Essa foi triste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui