Cuidados com o Kefir de Leite: como Conservar, processo para Congelar e Descongelar

Cuidados com o Kefir de Leite como Conservar processo para Congelar e Descongelar

Ter alguns cuidados com o Kefir de Leite são fundamentais para manter a saúde do Kefir. O kefir é um cogumelo encontrado em abundância no Tibete e também é conhecido como cogumelo tibetano.

Trata-se de um leite fermentado produzido da ação de micro-organismos encontrados nos grãos de kefir.

Sua origem está ligada às montanhas do Cáucaso e significa bem-estar.

O kefir é consumido em vários países da Europa Central, no Brasil, porém, ainda é produzido em escala familiar e conhecido como um tipo de iogurte. Ainda no Brasil, o kefir está muito relacionado às suas características funcionais do organismo.

Os grãos de kefir são compostos por leveduras e bactérias que trazem grandes benefícios à saúde. O kefir deve ser tratado, lavado, passar por processo de fermentação e lavagem para que continuem fermentando e sendo utilizado.

Por esse motivo vamos esclarecer para você sobre os processos mais conhecidos para o seu cultivo, tratamento, fermentação e consumo.

 

Como fazer o Kefir de Leite

 

Os grãos de Kefir devem ser colocados em um pote de vidro. Deve haver cuidados com o Kefir de leite quanto às proporções de grãos e do leite. Para cada meio litro de leite deve-se utilizar uma colher de sopa de grãos de kefir.

No caso de existir uma proporção maior de grãos, a fermentação deve ser mais rápida e o leite também deve ser trocado mais rapidamente.

O tempo de fermentação também deve ser seguido conforme a necessidade ou gosto de quem consome.

Se for desejado um Kefir mais suave a fermentação deve ser mínima e seu tempo de duração, deve ser de apenas 6 horas.

Leia também:

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Kefir de Água: como Conservar, processo para Congelar e Descongelar

Nas estações mais frias a fermentação pode durar um pouco mais, ou seja, quando o leite começa a engrossar, neste ponto os grãos são retirados com a peneira e o líquido pode ser consumido.

Se não for consumido na hora, deve ser colocado na geladeira e ser consumido em até 3 dias. Isso também deixará o kefir mais ácido devido o tempo de fermentação.

 

Como conservar o Kefir de Leite

 

Apesar de muitos consumidores manter o Kefir em temperatura ambiente entre 10 e 40 graus, a temperatura ideal para produzir gira em torno dos 37 graus, sendo que o tempo ideal de fermentação pode variar por apenas algumas horas até três dias quando a temperatura ambiente atingir menos de 22 graus. No entanto, é recomendado que o kefir não seja consumido após 3 dias, se a temperatura for menor de 20 graus.

 

Cuidados com o Kefir de Leite

 

Os cuidados com o kefir de leite obedecem quatro passos essenciais:

1. Ao receber a doação dos grãos frescos de kefir ele deve ser coado e havendo pouco leite, o mesmo deve ser lavado com uma porção a mais de leite.No caso de grãos desidratados devem receber hidratação com água filtrada por um tempo de 3 horas. A água deve ser desprezada depois do processo.

2. Coloque os grãos numa tigela de vidro limpo colocando leite integral numa proporção de uma colher de sopa de grãos, 300ml de leite. Utilize um tecido de algodão ou uma gaze, pois o kefir precisam respirar. No caso de grãos desidratados, é necessário deixar os grãos no leite por até 12 horas. Após este processo, descarte o leite trocando por outro na mesma medida.

3. Depois disso, ainda tampado com um tecido de algodão ou gaze, ele deve ser colocado em um lugar fresco, seco e escuro. Espere o tempo de fermentação. Esse processo ocorre em média em 24 horas. Em temperaturas mais baixas, o tempo para fermentação é de 48 horas.

4. Depois da fermentação, o kefir deve ser coado, novamente lavado e colocado de volta num vidro junto com leite. Uma vez por semana os grãos devem ser lavados no leite integral, esse leite deve ser descartado.

 

Como congelar e descongelar o Kefir de Leite

 

Coe seu kefir e separe uma porção de grãos, equivalente a 1 colher de sopa e coloque em saquinhos plásticos, sendo que os grãos não precisam ser lavados e nem acrescentado nada.

Quando congelado, o kefir fica em estado de dormência e não vai se alimentar com nada. As embalagens devem ser fechadas e identificadas com etiquetas, contendo data do congelamento e leve-as ao freezer. Os grãos não morrerão. Geralmente, eles podem ficar em resfriamento por até 2 anos, mas o ideal é renovar o estoque a cada ano.

Como congelar e descongelar o Kefir de Leite Para descongelar os grãos, retire-os do freezer, deixando-os em temperatura ambiente até amolecer. Acrescente com leite suficiente para que ele fique coberto por completo.

Receitas com o Kefir de Leite:

Vitamina de Kefir com Abacate

Receita de Queijo de Kefir (queijo caseiro Tipo Minas)

Receita de Cream Cheese de Kefir (+ Cheesecake de Kefir)

Após esse processo, o kefir com leite deve ser coado após um período de 12 horas. Repita o processo, aos poucos terá início o processo de reação e sua fermentação.

Os grãos de kefir deverão passar por um período de adaptação devido ao congelamento.

ATENÇÃO: pode acontecer do produto não fermentar, o prazo depois do descongelamento sofre variações. Os grãos de kefir não morrem, apenas se recuperam do estresse do congelamento.

 

Como consumir o Kefir de Leite

 

O kefir deve ser peneirado antes do seu consumo para a separação entre o grão e o líquido, quando é consumido apenas o líquido.

Os grãos são separados para que seja possível a produção de um novo lote de kefir, porém, não existe problema se forem ingeridos alguns grãos.

Ele se parece com uma coalhada ou iogurte natural. Pode ser consumido puro ou utilizando algumas variações com frutas.

 

Considerações Finais

Com alguns cuidados com o Kefir de Leite, se torna possível consumir o kefir e continuar a cultivá-lo durante anos. Seus benefícios já foram comprovados pela medicina e as pesquisas que o envolvem evoluem rapidamente em torno do mundo.

Na maioria dos países da Europa é consumido diariamente até 1 litro e meio por dia por pessoa.

Leia também:

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Kefir de Água: como Conservar, processo para Congelar e Descongelar

O kefir, além de ser ótimo para a flora intestinal e com a conexão que ele promove entre cérebro e intestino, mantém a hipertensão arterial normal, o que contribui para o bom funcionamento do coração, assim como o bom funcionamento do organismo como um todo.

 

Artigo anteriorLista de Alimentos Ricos em Proteínas para complementar sua Dieta
Próximo artigoCuidados com o Kefir de Água: como Conservar, processo para Congelar e Descongelar
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

32 COMENTÁRIOS

    • Isto é por causa do tempo de fermentação: Mais tempo fermentando, mais azedinho e grosso ele fica, eu gosto assim. Depois de coado deixo na geladeira por 1 dia que fica menos ácido e misturo com morango.. =D

  1. Estou tendo prisão de ventre após utilizar Kefir..
    Pesquisei e vi que pode acontecer sim, isso pode variar dependendo do tempo de fermentação.
    Uma pena estava gostando de utilizar, não sei se irei continuar..

  2. Descongelei meu Kefir , ele está grudado um no outro e tem uma cor levemente rosado..
    Já faz uma semana e ele não desgruda, será que está estragado?
    O que fazer? Para ficar branquinho e solto um do outro..

  3. Eu tenho Kefir de Leite a 4 anos e nunca os lavei e estão ótimos… E segundo os grupos que sigo no facebook dizem para não lava-los porque retira a camada protetora dos grãos…..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui