7 dicas para Não Comer Doces e evitar a Sabotagem

Dicas para Não Comer Doces

Muitas pessoas optam em não comer doces quando querem se livrar dos quilinhos a mais.

Na teoria é mais fácil excluir o doce do que na prática, pois o organismo tem necessidade fisiológica de açúcar.

Primeiramente porque é fonte de energia e também porque os doces e carboidratos favorecem a produção de serotonina, o hormônio que dá sensação de bem estar.

Por estas razões não é nada fácil nos livrarmos da vontade de comer um docinho de vez em quando e para algumas pessoas esta necessidade parece ser ainda maior, mas será que é possível diminuir ou evitar assaltar a geladeira em busca de um pedaço de pudim?

Para responder esta e outras perguntas, nosso post vai mostrar algumas dicas para não comer doce ou para diminuir o seu consumo! Continue aqui e saiba mais!

 

Motivos que nos fazem Querer Comer Doce

 

# Produção baixa de serotonina.

# Baixa ingestão de alimentos ricos em cromo, magnésio, zinco, triptofano, vitamina B6, B9 e B12

 

# Vício em Açúcar

Estudos comprovam que o açúcar pode viciar como o fumo e o álcool, neste caso é preciso ficar em abstinência de doces para que organismo se acostume.

 

# TPM

Neste período a mulher produz menos serotonina e tem mudanças de humor, desencadeando  a vontade por doces.

 

# Ansiedade

Algumas pessoas quando estão ansiosas ou estressadas encontram alívio comendo doces, porém esta não é uma solução para diminuir a ansiedade e traz ganho de peso.

 

# Dormir mal

A insônia eleva o nível do cortisol que por sua vez ajuda a diminuir a produção da serotonina aumentando a vontade de comer doces durante o dia seguinte.

Como podemos perceber, o desejo de comer doces pode ser uma necessidade fisiológica devido a baixa produção de serotonina.

Leia também:

Dicas para reduzir Vontade de Comer Doce depois do Almoço

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

10 motivos para você fazer Musculação para Ansiedade (mantenha o controle)

Decidir não comer doce e restringir radicalmente pode não ser uma decisão acertada, pois poderá desencadear compulsões, por isso a melhor maneira é começar aos poucos a retirar o açúcar das refeições.

 

Períodos que aumentam a necessidade de Comer Doces

 

# Fim da Tarde

Neste período cai a produção de serotonina.

 

# Inverno

O organismo necessita de mais energia para produção de calor e precisa de mais glicose.

 

# Após o Almoço e Jantar

Quando fazemos uma refeição rica em carboidrato pode acontecer uma reação denominada hipoglicemia reativa, fazendo cair a glicose sanguínea, isso acontece em decorrência de uma alta súbita da insulina, fazendo com que o cérebro sinalize a necessidade da ingestão de glicose e assim surge a vontade de comer um doce.

Neste caso específico, não comer doce pode causar dor de cabeça e tontura, pois o cérebro entende que está sem energia e surgem sinais de fraqueza.

 

7 Dicas para não Comer Doce

 

#1 – Aposte em alimentos ricos em triptofano: este aminoácido atua na síntese de serotonina. Coma banana, grãos integrais, aveia, queijos, leite, castanha do pará, carnes, etc.

#2 – Diminua o consumo de açúcar aos poucos: quando se retira radicalmente o doce da sua rotina, pode desencadear compulsão, pois aumentará a necessidade. Comece retirando o açúcar de bebidas como sucos, café, chás.

#3 – Não pule o café da manhã: esta refeição ajuda a melhorar a disposição e energia para o resto do dia, quando ela não acontece, aumentará a fome e o desejo por doces.

#4 – Não use adoçantes: estudos comprovam que estas substâncias aumentam a necessidade do organismo em consumir açúcar, por isso para adoçar bebidas utilize açúcar de coco ou mel, com moderação.

#5 – Faça atividades físicas: praticar exercícios libera a produção de serotonina e sensação de prazer.

#6 – Coma mais frutas: a frutose( açúcar das frutas) é absorvido vagarosamente e aumenta a sensação de saciedade.

#7 – Consuma alimentos ricos em zinco, cromo, magnésio, vitaminas B6, B9 e B12: maçã (cromo), nozes e outras oleaginosas, granola, aveia, abacate, carnes, são exemplos de alimentos ricos nestes nutrientes.

 

Bônus!

# É possível utilizar um suplemento que ajudará a não comer doce, o picolinato de cromo, ele age diminuindo a vontade de comer massas e doces, sendo então um aliado para quem precisa diminuir a ingestão de açúcar.

# O picolinato de cromo é bem absorvido pelo organismo e age regulando a glicose, reduz a fome e regulariza o metabolismo energético, sendo uma opção para ajudar na redução dos níveis de glicose sanguínea.

Leia também:

O uso do Suplemento Picolinato de Cromo para Emagrecer

Lembrando que consultar um nutricionista é sempre adequado antes de tomar um suplemento e também para ajudar a não comer doce e estabelecer o melhor plano de emagrecimento ou tratamento nutricional.

 

Onde comprar o picolinato de cromo?

O picolinato de cromo é um suplemento que pode ser encontrado em farmácias, lojas de suplementos e lojas on- line.

Porém é possível comprar de fabricantes que garantem um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter ingredientes puros.

Na Growth Supplements é possível encontrar um suplemento de alta qualidade e 40% mais barato. Aproveite todas as promoções do site e adquira o Picolinato de Cromo com desconto sensacional de 40%. Clique aqui para conferir!

 

Para finalizar…

Para finalizar nosso artigo devemos lembrar que a produção de serotonina e o baixo consumo de alguns nutrientes estão diretamente relacionados com a necessidade do organismo em consumir açúcar.

 

Para não comer doce é preciso equilibrar então tais nutrientes.

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo!

Não esqueçam de compartilhar!

Até a próxima!

 

Referência

Heisler LK, et al. Serotonina ativa o eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal via Estimulação do Receptor 2C Serotonina. The Journal of Neuroscience 2007; 27 (26): 6956-6964. 26.

 

Artigo anteriorCafé corta o efeito da Creatina? Mito ou Verdade?
Próximo artigoComo evitar os 10 erros mais comuns nos Treinos de Bíceps?
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui