Nos supermercados muitas vezes, encontro pessoas super confusas na hora de escolher seus alimentos, especialmente quando buscam algo mais específico, seja por ter alguma restrição alimentar, para perder peso ou simplesmente querendo algo mais saudável.
A busca por qualidade de vida está em alta e as empresas investem bastante em produtos que se enquadrem nesse perfil. Mas em contrapartida, geram muitas dúvidas na hora da população fazer suas compras. Vejo sempre alguém com algum produto em uma mão e outro na outra mão, lendo o rótulo, comparando. Porém, com aquela cara de “qual é o melhor?”, “levo o sem açúcar ou o sem sódio?”.
O mais comum são as dúvidas entre diet, light e zero, que ao contrário do que muita gente pensa não é tudo para emagrecer. O produto diet é indicado para pessoas com necessidades metabólicas específicas, como diabéticas, hipertensas, celíacas e tem isenção total de algum nutriente, que pode ser de açúcar, sódio, gordura, entre outros. Produtos diet não são todos iguais, um pode ser isento de sódio e o de outra marca ter essa isenção de açúcar, outro de gordura, confundindo mais ainda a cabeça do consumidor. Um diabético, por exemplo, deve optar por um produto diet que não possua açúcar, enquanto um hipertenso deve optar por um produto diet sem sódio. Mas como saberei isso? Lendo o rótulo, que deverá ter a especificação sobre qual nutriente não contem nesse alimento.
Um produto é considerado LIGHT quando tem uma diminuição de pelo menos 25% de algum nutriente se comparado ao alimento original, que como o diet pode variar de uma marca para outra e a recomendação de olhar no rótulo também vale para ele.
Um produto ZERO, assim como o DIET, tem a exclusão total de algum nutriente e pode ser zero açúcar, zero sódio, zero gordura, entre outros. Além disso, tem uma diminuição do valor calórico. O produto zero é mais uma jogada comercial do que efetivamente uma inovação. No caso dos refrigerantes zero, por exemplo, é retirado o açúcar, que é substituído pelo adoçante.
Mas cuidado ao consumir produtos diet (ou zero) achando que é a melhor opção para quem quer emagrecer. Um produto pode ser isento de açúcar, mas apresentar maiores quantidades de gordura, a fim de conferir mais sabor.
Só não saia por aí consumindo tudo que é diet, light ou zero achando que terá feito uma boa escolha. Esse alimentos servem como substituição aos tradicionais. Se você come uma barra de chocolate comum, substitua pelo diet, mas apenas na mesma quantidade. O mesmo vale para os outros alimentos.
Vale a recomendação de sempre ler o rótulo e fazer as devidas comparações. No caso de dúvidas, consulte um profissional que possa te auxiliar na escolha do melhor produto para o seu objetivo.
Muito bom o post… a maioria das pessoas ainda não sabem disso!