Não existe receita na musculação, o que existe é disciplina, seja no treino como na alimentação, pois ambos são fatores principais para construir o corpo dos sonhos.
Além disso, quem pratica musculação deve saber que não adianta se inspirar em x atleta, seguir o treino dele etc e tal, pois cada corpo possui um biotipo diferente e para cada necessidade uma forma correta de treino.
Os treinos de força, por exemplo, são usados por aqueles que desejam melhorar o equilíbrio, coordenação motora, agilidade, velocidade e demais atributos que requerem que o corpo gere força para executar.
Já o treino de resistência é voltado geralmente para atletas e praticantes de atividade física regular.
No entanto, as diferenças não são somente essas. Tanto o treino de força como o treino de resistência precisa ser executado de maneira correta, para assim os resultados serem efetivos.
Em vista disso, como este assunto é bastante questionado nas academias, vamos esclarecer as principais diferenças entre um treino de musculação focado na força e resistência.
Confira!
Quais os tipos de treino na musculação?
Na musculação existem inúmeras variáveis de treinos de acordo com os objetivos, como por exemplo: treino de força, treino de resistência, treino de hipertrofia, treino de reabilitação musculoesquelética e treino postural.
Pelo motivo do treino de força e resistência levantar mais duvidas entre os que fazem musculação, vamos abordar abaixo a diferença dos dois. Segue aí!
O que é um treino de força?
O treino de força como o próprio nome já diz visa o aumento de força, ou seja, neste treino o corpo vai solicitar um maior número de fibras musculares para vencer a resistência na qual ele impõe.
Quem pode realizar este treino?
Qualquer pessoa que deseja melhorar o equilíbrio, agilidade, velocidade, coordenação motora e potência pode realizar o treino de força, pois ele melhora a performance em qualquer esporte ou no dia a dia.
Como fazer um treino de força?
De acordo com a literatura, o treino de força tem referência de 1 a 6 repetições, usando 90 a 100% da carga máxima, com descanso de 3 a 5 minutos de uma série à outra.
A quantidade de repetições é justamente pela alta carga, então, se conseguir fazer mais sinal que a carga estava e precisa ser aumentada.
Além disso, como este treino é de alta intensidade ele durar de 2 a 4 semanas para que os músculos não fiquem cansados ou não tenha o tempo de recuperação necessária, correndo o risco de ter lesões.
Ainda, para obter resultados com o treino de forças é preciso ter uma alimentação regada de carboidratos, gorduras e proteínas de modo equilibrado, já que estes elementos são fundamentais à construção muscular.
Veja Também:
Quais os resultados trazidos por este treino?
Os resultados não vão depender somente do treino, mas sim, da disciplina. Porém, os resultados são os seguintes: melhora do condicionamento físico, coordenação motora, ganho de velocidade e qualidade de vida.
O que é um treino de resistência?
Resistência é a capacidade do organismo em resistir à fadiga numa atividade motora prolongada se considerarmos por fadiga a diminuição transitória e reversível da capacidade de trabalho do indivíduo.
Sem contar, que a resistência se manifesta em diferentes formas, conforme a solicitação metabólica, o que varia de acordo com o tempo de duração e a intensidade do esforço realizado.
Quem pode realizar este treino?
O treino de intensidade é realizado por atletas e também podem ser feitos por praticantes de atividade física regular.
Como fazer um treino de resistência?
Ao contrário do treino de força, a carga a ser vencida no treino de resistência deve variar de 50 a 70% da força máxima.
As repetições devem ser de 15 para mais movimentos. Com relação ao tempo de descanso, deve ser de 30 segundos a 2 minutos, e o intervalo de um treino para o outro de no mínimo 24 horas.
Quais os resultados trazidos por este treino?
O treino de resistência geralmente é praticado por várias pessoas que frequentam a academia. Os resultados que ele proporciona são: aumento do metabolismo, melhora da saúde em geral, como a capacidade motora e conserva a massa muscular.
Conclusão final sobre os treinos!
O treino de força e o treino de resistência são extremamente eficazes e trazem inúmeros benefícios para quem os pratica.
Entretanto, a alimentação e o tempo dedicado farão a diferença no resultado de seus objetivos no treino.
A força e a resistência adquiridas são resultados da manipulação de inúmeras variáveis da elaboração de um programa específico de treinamento, na qual respeita a individualidade, variação e objetivo.
Veja Também:
Apesar dos treinos serem intensos, principalmente o de força, existe várias formas de deixa-lo mais desafiador e motivador.
Vale ressaltar, que antes de realizar qualquer tipo de treino o indicado é conversar com um profissional capacitado de Educação Física para auxilia-lo melhor referente ao treino que deve executar, para assim os resultados serem mais sólidos.
“Entender a influência e importância de cada uma das variáveis agudas do programa na obtenção de um objetivo específico de treinamento é vital para criar ótimos estímulos de exercício”. (Kraemer,1983.)