Recentemente em leitura a alguns artigos, busquei uma resposta para uma questão que parece ser difícil de aceitar por nós, amantes da musculação e exercícios físicos em geral: por que tantas pessoas não gostam de praticar atividades nem mesmo para a promoção da saúde?
Afinal, hoje em dia todos nós sabemos dos inúmeros benefícios que a prática regular de exercícios físicos trás, não somente para um corpo mais bonito, mas sim para uma vida mais longa e saudável. Diante disso, é certo poder concluir que a atividade física passa a ser uma obrigação em nosso dia a dia.
Porém, ter uma vida pouco saudável parece ser uma tendência da vida moderna, e não somente pela falta de exercícios, mas sim por alimentação inadequada e vícios que a cada dia tiram pessoas do trabalho e levam para um quarto de hospital.
Em um artigo apresentado no VII Congresso Brasileiro de Musculação e Treinamento de Força em 2007, foram apresentadas as principais barreiras para a prática de musculação, através de questionários com mais de 80 pessoas com média de idade de 25 anos, que estavam iniciando um programa de treinamento e seguiram (ou pelo menos tentaram seguir) durante 6 meses.
O resultado para homens e mulheres foi praticamente o mesmo. Foram muitas as desculpas, mais precisamente 21 (isso mesmo, VINTE E UM) motivos que foram apresentados como barreira para a prática de musculação. Em primeiro lugar ficou a “jornada de trabalho extensa”, seguido por “compromissos familiares” e “clima (frio, calor, vento)”, nesta lista ainda aparecem itens como o “mau humor”, “preocupação com a aparência durante os exercícios” e “tarefas domésticas”. Estranho é que estas “barreiras” para a prática da musculação simplesmente desaparecem quando a pessoa está assistindo novela, está em um happy hour com amigos, ou fica horas em frente a uma tela navegando por futilidades e “hidratando-se” com refrigerante.
Sabemos que nem deficiências físicas impedem quem tem um objetivo e força de vontade, e que dentre as “barreiras” para não praticar exercício físico, nós podemos citar duas que estão presentes na maioria dos casos, a PREGUIÇA e o COMODISMO, mas também tenho consciência que não existe forma de obrigar alguém a praticar alguma atividade. Mas o Educador Físico tem o DEVER de sempre estimular a promoção da saúde, desde a Educação Física escolar quanto em academias e clubes. Então, se você ainda faz parte do time dos sedentários, levante-se, mexa-se, jogue fora as desculpas e cuide do seu bem mais precioso, afinal, o que você prefere: PRATICAR EXERCÍCIOS DURANTE 1 HORA POR DIA, OU IR MORRENDO DURANTE 24 HORAS POR DIA?
Prefiro continuar a não praticar exercícios, deixando de morrer fazendo algo que odeio por 1 hora por dia, e ter 24 horas ganhas para procurar algo verdadeiramente prazeroso para fazer em 365 dias por ano.
Perdedor!!!