Benefícios do Kefir para Pele e Cabelo

Benefícios do Kefir para Pele e Cabelo

O Kefir é um probiótico produzido através da fermentação dos seus grãos no leite ou grãos de água. Com excelentes benefícios para a saúde, como otimização da imunidade e da digestão, ele também tem sido utilizado para trazer melhorias na área da beleza. [1]
.
O Kefir para Pele e Cabelo vem sendo utilizado por muitas pessoas nos dias atuais. Por esse motivo, separamos algumas informações relevantes sobre esse assunto, como os benefícios do Soro de Kefir para pele e cabelo e como você pode preparar na sua casa. Confira!

 

Kefir para Pele e Cabelo:

Benefícios a Pele

 

Rico em vitaminas do complexo B e em vitamina K, o kefir para pele é uma ótima opção. Além de auxiliar na saúde de dentro para fora, ele também pode ser aplicado diretamente no rosto ou mesmo no corpo. Alguns benefícios valem a pena ser citados:

 

Kefir para Manchas na Pele

 

O kefir tem fama de clarear a pele e ela não é à toa. Excelente para diminuir as manchas recentes e aquelas causadas pelo sol, o probiótico tem sido cada vez mais utilizado como uma alternativa natural e com pouquíssimo custo. A dica, nesse caso, é aplicar uma máscara ao menos uma vez ao dia e sentir a diferença – que costuma aparecer em poucas semanas.

 

Kefir para Rugas

 

Mascas de expressão também podem ser diminuídas com o Kefir para a pele. A dica é também utilizá-lo ao menos uma vez por dia, sempre na hora de dormir. Além do uso externo, há estudos que relacionam o consumo do kefir com a melhora da saúde da pele de forma geral.

Para resultados mais expressivos, consumir o kefir e ainda utilizar uma máscara como base, pode ser a melhor solução.

Leia também:

Benefícios do Kefir: 10 benefícios desse Superalimento!

Benefícios do Kefir de Leite, como fazer e usar para Emagrecer

Benefícios do Kefir de Água, como fazer e usar para Emagrecer

Esses benefícios do kefir para a pele ocorrem, basicamente, devido ao seu número de lactobacilos vivos, de leveduras e de ácido alfa-hidróxido, que otimizam o ph da pele e promovem as ações que citamos. O ácido alfa-hidróxido, por exemplo, é muito utilizado em cremes e peeling industriais e está presente no kefir em abundância – o que justifica seu uso para essa finalidade. [2]

 

Como usar Kefir para Acne?

 

Os nutrientes do kefir são excelentes para tratar problemas como as acnes – tanto internamento como externamente. Consumir o probiótico pode evitar que elas apareçam. Porém, quando já se instalaram, é possível tratá-las com uma máscara própria para espinhas. Anote aí:

 

INGREDIENTES

  • Duas colheres de chá de Kefir
  • 1 clara de ovo caipira
  • Uma colher de sopa de mel

 

MODO DE PREPARO

  • Misture todos os ingredientes com cuidado.
  • Mexa até formar uma pasta.

 

UTILIZAÇÃO

  • Aplique no rosto com cuidado, especialmente em cima das espinhas.
  • Deixe agir por 5 minutos.
  • Retire com água morna.

 

Como usar o Kefir para Pele?

 

Separamos mais uma receita incrível de Kefir para a pele do rosto. Dessa vez, trata-se de uma máscara facial que pode diminuir rugas de expressão, clarear manchas e dar um aspecto mais jovem e limpo. Anote aí:

 

INGREDIENTE

  • 1 colher de sopa de levedura de cerveja
  • 1 colher de sopa de farinha de maisena
  • Kefir – quanto for necessário

 

MODO DE PREPARO

  • Misture a levedura de cerveja com a farinha de maisena
  • Adicione aos poucos o Kefir
  • Continue mexendo até formar uma papa grossa.

 

UTILIZAÇÃO

  • Com o rosto úmido e bem limpo, adicione aos poucos o creme.
  • Deixe agir por cinco minutos
  • Retire depois com água morna – pode ser no chuveiro.

A dica, nesse caso, é usar a máscara todos os dias, sem interrupção, até ver os resultados. O kefir para a pele não tem contraindicações – exceto quando há alergias.

 

Kefir para Pele e Cabelo:

Benefícios o Cabelo

 

O kefir é rico em vitaminas, minerais e causa um grande impacto em nossa saúde de forma geral. Assim como na pele, o kefir para o cabelo é uma excelente opção – principalmente por ser natural e poder ser criado em casa, diminuindo os custos de produtos industrializados. Alguns dos benefícios são:

 

Queda de Cabelo

 

O kefir para queda do cabelo pode causar uma diferença enorme na vida de quem sofre com o problema. Sabe-se que é comum perdermos ao menos 100 fios por dia, seja pela escovação ou por causas mais naturais. Porém, ao passar muito desse número, podemos apresentar falhas ou ressecamento.

O kefir, por ser rico em vitaminas do complexo B, vitamina K e inúmeros minerais, pode ajudar a controlar essa queda de forma pontual. Vale a pena experimentar.

 

Luta contra a Caspa

 

Além da queda de cabelo, o kefir pode ser excelente para o combate à caspa. Sua hidratação profunda retira as impurezas e impede que o couro cabeludo produza essas pequenas escamas, que têm a função de proteger a área.

 

Hidratação

 

Por fim, um dos melhores benefícios do kefir para o cabelo é a hidratação profunda e também o brilho que ele pode trazer no primeiro dia de uso. Muitas pessoas relatam também que seus fios se tornaram mais sedosos, leves e com aparência mais saudável depois da aplicação.

 

Como Hidratar o Cabelo com Kefir

 

Para hidratar o cabelo com kefir, a dica é fazer um procedimento com máscara capilar ao menos uma vez por semana – até três, dependendo do nível de ressecamento que os fios apresentem. Separamos mais abaixo uma receita excelente para cabelos secos. Lembre-se: se você tem fios oleosos, a dica é fazer a hidratação apenas uma vez na semana, evitando o excesso de óleo.

 

Como usar o Kefir para o Cabelo?

 

Separamos uma receita para cabelos secos e quebradiços. Anote aí:

 

INGREDIENTES

  • 150 gramas de pão australiano ou pão preto
  • 100 ml de iogurte de Kefir
  • Uma colher de óleo de coco

 

MODO DE REPARO

  • Amasse o pão até formar migalhas
  • Adicione o Kefir e uma colher de óleo de coco
  • Misture bem!

 

UTILIZAÇÃO

  • Aplique a solução nos cabelos.
  • Massageie
  • Deixe agir por 20 minutos
  • Lave normalmente depois.

 

O Kefir para pele e cabelo é uma excelente alternativa para quem não quer utilizar químicas pesadas ou gastar com cremes caros. Porém, é sempre válido procurar um dermatologista, especialmente para casos onde há o desenvolvimento de alergias – elas são raras, mas podem ocorrem em pessoas mais sensíveis.

 

Referências

1. Nutricionista Cátia Ruthner, do W Estética & Spa
2. Dani Meira, nutricionista

 

Artigo anteriorPão de Queijo Low Carb: 5 receitas para Fazer em Casa!
Próximo artigoBCAA engorda ou emagrece? Faz Mal? Como Tomar Corretamente?
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui