10 motivos para você fazer Musculação para Ansiedade (mantenha o controle)

Musculação para Ansiedade

Poucas pessoas já pensaram na musculação para ansiedade como forma de lidar com esse problema tão comum nos dias de hoje. Afinal, vivemos uma era onde o estresse domina a todos e o excesso de trabalho faz com que seja cada vez mais difícil manter o controle.

No texto do hoje vamos falar sobre a ansiedade e sobre como a musculação pode ajudar a diminuir os piores sintomas dela. Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a união entre musculação e problemas de saúde mental.

Também separamos 10 motivos para que você comece seu treino hoje mesmo! Confira!

 

Quem tem ansiedade pode treinar?

 

Antes de falar sobre os motivos que farão você pensar na musculação para ansiedade, vamos explicar se é possível realizar exercícios, mesmo estando em um quadro ansioso. É importante lembrar que todo problema de saúde mental exige acompanhamento psicológico especializado – se você sentir que está fora do controle, vá atrás de um profissional.

Porém, saiba que todo exercício é benéfico para o nosso cérebro, mesmo quando estamos ansiosos. Para quadros menos severos, não há nenhuma restrição – a não ser o fato de ser fundamental procurar um educador físico antes de sair do sedentarismo.[1]

Já se você está com ansiedade generalizada, que é a doença mais avançada, aconselhamos que fale com um psicólogo antes de ir à academia. O ambiente cheio pode te deixar desconfortável nesse caso.

 

Musculação e Ansiedade – Há relação?

 

Separamos mais abaixo 10 motivos para você fazer musculação para ansiedade. Mas, já adiantamos, há muita relação entre o sedentarismo e os problemas de saúde mental. Pessoas que não se exercitam costumam ter uma propensão muito maior para esse tipo de distúrbio.

E o motivo é basicamente hormonal: sem a atividade física, nosso corpo passa a produzir menos hormônios da felicidade e mais hormônios que causam estresse, fadiga e sonolência.

Leia também:

Dicas para reduzir Vontade de Comer Doce à Noite

Dicas para reduzir Vontade de Comer Doce depois do Almoço

Musculação pode ajudar na Depressão: Veja como reduzir os Sintomas

Os médicos e psiquiatras são enfáticos: mudar um quadro de problema mental exige movimento e contato com outras pessoas. E a musculação tem um bônus a mais: ela é capaz de estimular muito o seu corpo, pois sua intensidade é alta. [2]

Sem dúvidas, a relação entre musculação e ansiedade é gigante e você vai se surpreender ao saber como ela pode te ajudar a ser mais feliz e a dar adeus às crises.

Além disso, pessoas com início de depressão também podem se beneficiar da prática.

 

Benefícios da Musculação para Ansiedade

 

Separamos 10 motivos para você utilizar a musculação para ansiedade – ou seja, para o combate contra ela. Confira mais abaixo as razões que vão te fazer considerar esse exercício para lidar com o seu problema!

 

1 – Traz saúde Física

Esse é o primeiro motivo para você fazer musculação para ansiedade. É claro que a ansiedade é uma questão mental, porém, uma das maiores preocupações de um ansioso costuma ser o medo de adoecer ou de não ter controle sobre seu corpo. Saber que você tem saúde física ajuda – e muito – a lidar com os excessos de medos.

 

2 – Libera os hormônios

A musculação é como qualquer outro exercício e, por isso, ela libera hormônios como o a serotonina. Todos eles são excelentes para a felicidade e para deixar o cérebro satisfeito. Essa liberação de hormônios na musculação é ainda mais intensa – já que estamos falando de um exercício que exige mais força do corpo.

Vale dizer que você vai sentir os benefícios em pouco tempo de treino, porém, pode não ser exatamente no primeiro dia. Ainda assim, a sensação que fica após o exercício costuma ser recompensadora!

 

3 – Traz Autoestima e autoconfiança

A ansiedade nem sempre tem relação com a autoestima e com a autoconfiança, mas sabe-se que ter qualquer problema nessas duas áreas é um prato cheio para desenvolver distúrbios psicológicos. Nesses casos, a musculação para ansiedade pode ajudar bastante – já que é um exercício que estimula o corpo e traz aquela sensação de rigidez muscular.

Mesmo que você não seja de fato uma pessoa preocupada com a aparência, a musculação costuma trazer mais autoconfiança, o que pode ser um santo remédio.

 

4 – Convivência com outras pessoas

Quem sofre de ansiedade tem a tendência de se isolar das demais pessoas. Esse é um problema relativamente comum e que agrava o quadro. Embora você possa realizar exercícios de musculação em casa – se tiver aparelhos pra isso – a ida até a academia ainda é o caminho mais fácil.

Conviver com outras pessoas, falar com professores e escutar músicas animadas podem diminuir suas crises e te incentivar a sair mais em outras ocasiões. Além disso, será mais fácil lidar com a timidez quando você já conseguiu ir para um ambiente tão exposto quanto a academia.

 

5 – Senso de obrigação

Ao começar um treino, o senso de obrigação passa a fazer parte da nossa vida. Existem pessoas te esperando: seus colegas, seu treinador e a mensalidade já está paga. Esse compromisso pode ser a sua saída para conseguir evitar se fechar em casa.

Além da musculação para ansiedade, podemos dizer também que ela é excelente para a depressão. Pessoas que ficam muito tempo sozinhas tendem a sentir solidão e desenvolverem receio de encontrar com as demais. Ter um compromisso diário pode mudar esse quadro.

 

6 – Motivação derivada de outras pessoas

Além do seu professor e dos colegas, quando você disser aos seus amigos e familiares que decidiu fazer musculação para lidar com a ansiedade, é provável que eles passem a querer te motivar. Embora seja importante deixar claro que a pressão exagerada não é saudável pra você, motivação nunca é demais.

Deixe as pessoas falarem com você, converse sobre a ideia e mantenha o ritmo – quando sentir desânimo, lembre-se de todos que decidiram te apoiar nessa empreitada.

Tudo isso é válido para que não haja o erro de se fechar do mundo. A ansiedade se combate lutando de frente, sem se esconder dos desafios – e a musculação pode te ajudar muito nesse processo.

 

7 – Diminui o estresse

Sabe-se que a musculação é excelente para curar o estresse e essa informação já não é segredo pra ninguém. O exercício é capaz de diminuir os níveis do hormônio cortisol e, com isso, fazer com que o estresse fique cada vez mais longe da sua vida.

Como sabemos que a ansiedade pode derivar dos altos níveis de estresse, é possível que diminui-lo ajude a combater o problema aos poucos.

 

8 – É uma fonte de prazer

Toda atividade física pode ser uma forma de prazer, especialmente as que alta intensidade. É possível que você demore algumas semanas para notar a diferença, mas irá perceber com o tempo o quanto se sentiu melhor frequentando a academia.

Ter fontes de prazer e válvulas de escape faz com que a ansiedade seja aos poucos eliminada da sua vida. Por isso, além da musculação, leia um livro, passeie com os amigos e se divirta. Faça com que o prazer esteja presente na rua rotina – nem que você precise insistir um pouco para que isso aconteça.

 

9 – Diminui compulsões

Pessoas ansiosas podem facilmente ficar acima do peso devido às compulsões. É comum que haja o desejo de jogar as frustrações em cima da comida, por exemplo. Dessa forma, temos um ciclo vicioso, que consiste em: comer muito, se sentir culpado e comer muito novamente pela culpa.

A musculação para ansiedade diminui as compulsões, já que você terá uma nova fonte de prazer e de queimar os excessos. Assim, pode ser que o ciclo se rompa!

 

10 – Os resultados estimulam

Sem dúvidas, os resultados de um treino físico nos estimulam a ir além. Porém, a musculação é ainda mais intensa e os resultados são ainda maiores – temos aumento da musculatura, mais massa magra sendo construída dia após dia e o emagrecimento como bônus.

Não há como negar que, quando as pessoas se sentem mais bonitas, elas diminuem suas cobranças e passam a viver uma vida mais leve. Por isso, apostar na musculação é uma ótima saída para chegar aos objetivos físicos e ainda conseguir diminuir os sintomas da ansiedade.

 

Não esqueça: a ansiedade generalizada é uma doença onde o quadro ansioso tomou proporções enormes – e, por isso, precisa de auxílio psicológico, ou até de medicação.

Mesmo assim, realizar exercícios físicos só poderá te ajudar! Faça um acompanhamento com um nutricionista, um treinador físico e um profissional da área de saúde mental. Cuide de você!

 

Referências

1. Neuropsicóloga Nádia Urankar
2. Daniel Frota, médico especialista em treinamento físico

 

Artigo anteriorTaurina: O que é, para que serve, benefícios, colaterais, onde encontrar
Próximo artigoColágeno: o que é, para que serve, benefícios, função, onde encontrar
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui