Você já ouviu falar em Nutrigenética a Dieta do DNA?

Nutrigenética a dieta do DNA

Os testes genéticos estão sendo cada vez mais realizados por aqueles que querem buscar o máximo de resultados em seus treinamentos, tanto com seu plano alimentar quanto seu plano de exercícios. Como sabemos, muitas dietas, alimentos e tipos de exercícios, funcionam muito bem para algumas pessoas. A grande questão está nas pessoas que possuem maior dificuldade em atingir seus resultados, mesmo com planos de treinamento perfeitos.

 

O que é a Nutrigenética?

 

Com a avaliação Nutrigenética podemos, através do estudo dos genes, identificar como os nutrientes e compostos bioativos dos alimentos influenciam no metabolismo de cada pessoa. Sendo assim, é possível saber de forma individualizada como o organismo responde aos mais diversos tipos de substâncias analisadas. Por exemplo:

  • Se a genética do paciente é mais favorável ao metabolismo de gorduras ou de carboidratos;
  • Se possui uma predisposição de intolerância ao glúten e lactose;
  • Se possui dificuldade no metabolismo de álcool ou cafeína;

Pode ser identificados compostos bioativos e nutrientes que podem auxiliar na prevenção de doenças ou como auxiliares de tratamento.

Também podem ser tratados perfis genéticos de performance muscular e atlética, o que vai auxiliar para uma prescrição individualizada de treinamentos. O maior ganho com o laudo genético é o refinamento da dieta.

Com os resultados, é possível montar um plano 100% individualizado baseado nas características genéticas do indivíduo. Usando assim os alimentos, nutrientes e exercícios mais favoráveis à genética de cada pessoa.

Com todos esses dados baseados nos genes, uma pessoa pode:

  • Aperfeiçoar e individualizar o balanço nutricional;
  • Baseando a dieta no perfil genético aumentando a sua performance;
  • Potencializar a prevenção de doenças e maximizar a saúde;
  • Orientações científicas específicas baseadas nos genes do paciente para a máxima performance em atividades físicas;

Apesar dos valores ainda serem altos no Brasil, o teste necessita ser realizado apenas uma vez na vida. E o essencial é a escolha de um profissional adequado que irá saber fazer uma leitura correta dos seus resultados e indicar o melhor plano para você.

 

Artigo anteriorSe você tem Compulsão Alimentar não faça Dietas, procure ajuda!
Próximo artigoConfira algumas dicas sobre como ganhar Massa Muscular!
Dr. Eduardo Nunes
Dr. Eduardo Nunes é Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná; Residência Médica em Cirurgia Geral pela PUC-PR, Hospital Santa Casa de Misericóridia de Curitiba / Hospital Universitário Cajuru; Residência Médica em Cirurgia Plástica pela PUC- PR, Hospital Santa Casa de Misericóridia de Curitiba / Hospital Universitário Cajuru. É Membro Especialista da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica). Atuante na área de Performance Esportiva, Emagrecimento, Hipertrofia e Definição Muscular; Lifestyle Medicine: Weight Management - Harvard Medical School; Advanced Nutrition Specialist - IFBB Academy.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui