Os energéticos tornaram-se populares por aumentar a oferta energética de quem está cansado e por algum motivo, necessita deste aporte calórico em uma bebida pronta. São compostos por diversas substâncias que em geral nem sabemos o que ingerimos, porém, é sabido que melhora o estado de alerta, tanto para a mente quando para o corpo. Quando ingeridas passam por um processo metabólico, que transformam-se em H2O (água) e CO2 (gás carbônico), liberando desta forma energia química que se transforma em energia mecânica e calor no organismo.
Para que serve os Energéticos?
A grande maioria dos estimulantes apresentam em sua composição as seguintes substâncias: cafeína, açúcar, taurina, cacau, guaraná, vitaminas do complexo B e outras ervas estimulantes. Dentre os mais notados está à cafeína, que desde a sua descoberta já coloca em evidência sua utilização. Um monge etíope notou uma redução na fadiga e percebeu o aumento da atenção, desde que passou a utilizar as sementes de café para passar a noite acordado em oração (Guerra; et al, 2000). De lá pra cá, a sua utilização é notada em diversas regiões do mundo, e possivelmente seja hoje a droga estimulante mais consumida em todos os continentes, encontrada em várias bebidas e alimentos de baixo custo e fácil acesso a população (Altermann; et al, 2008). Desta forma servem como um estimulante de indivíduos que desejam manter o estado de alerta por um maior espaço de tempo e atletas que querem maiores desempenho no esporte. Os energéticos em sua maioria estimulam o Sistema Nervoso Central (SNC), diminuindo a percepção de esforço em atletas e aumentando a liberação de B-endorfina.
Benefícios dos Energéticos
Estimulação do SNC: agem de forma sistêmica colocando nosso corpo em alerta e ataque, sim ataque! Alguns destes energéticos ativam receptores adrenérgicos beta (B), causando aceleração cardíaca, contração do miocárdio e bronco dilatação. Com maior aceleração cardíaca para agir diante de um estresse, maior contração do miocárdio para bombear mais nutrientes até os tecidos alvo e maior troca de CO2 e O2 o corpo está pronto para qualquer combate ou situação que esteja por vir.
Malefícios dos Energéticos
O risco do uso contínuo ou até mesmo agudo com doses acima do recomendado pode trazer inúmeros problemas e até a morte, como já foi constatado. A aceleração cardíaca é necessária? Sim, e muito! Porém, quando ela excede seu limite o risco de um acidente vascular cerebral é muito grande, assim como outros eventos decorrente do aumento excessivo da aceleração cardíaca.
Quanto é importante a contração do miocárdio, o coração leva sangue e oxigênio para todas as partes do nosso corpo. Mas, uma aceleração na contração do miocárdio excessiva por estimulantes pode levar a palpitações e irregularidade do batimento cardíaco, podendo levar a um infarto do miocárdio, onde ele perde sua função levando indivíduo a óbito.
Dentre outros malefícios (colaterais) ainda podem aparecer : insônia, aumento da produção de urina e hiperglicemia.
Dosagem Recomendada
As dosagem recomendadas estão disponíveis em cada rotulo e tabela nutricional dos suplementos e alimentos contendo os energéticos. É válido lembrar que os alimentos passam por mãos de profissionais de saúde antes de chegarem até a sua casa.
Utilização dos Energéticos
O recomendado será utilizar dentre a ingestão diária recomendada que consta na embalagem e de forma esporádica, quando realmente se nota uma necessidade de recorrer a alguma bebida que estimule e mantenha o alerta, além do normal.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Posso usar energéticos todo dia? Sim, se utilizar na dosagem recomendada não tem risco algum, o problema é exceder a dosagem e passar correr o risco de todos os colaterais citados acima.
Os energéticos me ajudam a emagrecer? Sim, mas não pensa que eles agem sozinho! A cafeína que está presente em grande parte deles engana muitos, onde em estudos recentes mostram que a lipólise é mero efeito placebo. O importante dos energéticos é ter um maior aporte calórico para ter um exercício mais longo, assim aumentando o gasto energético.
Os energéticos engordam? Sim, já pensou em tomar uma dose muito grande de açúcar e ficar sentado? Pois é, muitos fazem dessa prática, e acabam se dando mal! Sempre lembrar que quanto mais energia é consumida, maior tem que ser o gasto energético!!!
Referências Bibliográficas
Altermann, A. M.; Dias, C. S.; Luiz, M. V.; Navarro, F. A influência da cafeína como recurso ergogênico no exercício físico: sua ação e efeitos colaterais. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v.2, n.10, p.225-239, Jul./Ago., 2008.
Guerra, R. O.; Bernardo, G. C.; Gutiérrez, C. V. Cafeína e esporte. Rev. Bras. Med. Esporte, v.6, n.2, Niterói – RJ. Mai./Apr., 2000.
Esperamos que o post tenha ajudado você a sanar suas dúvidas!
Passe essas informações adiante, compartilhe!
Porque quando eu faço exercício fico tonto?
Olá Valdecio, de uma olhada no post Tontura nos Treinos, porque ocorre e como evitar? acreditamos que o mesmo possa te ajudar!
Abraço e boa leitura!