É cada vez mais comum as pessoas reclamarem que não tem tempo para fazer exercício físico, para sentar e ler um livro com calma, conversar com os amigos, viajar, fazer coisas simples e prazerosas, pois estão muito atarefadas com o trabalho, são muitas responsabilidades e que precisam se dedicar para ter um retorno financeiro maior. A palavra de ordem é: maior produtividade = a mais dinheiro.
Não estou dizendo para ninguém desistir de lutar pelos seus sonhos “materiais”, que pode ser comprar um carro do ano ou ter uma casa/apartamento do jeito que você sempre desejou. No entanto, as consequências que o estilo de vida “moderno” está trazendo para a sociedade é muito séria.
Nessa busca desenfreada pelo tesouro perdido (parece que procuram o ouro escondido pelos piratas) as pessoas esquecem de cuidar da saúde. Vale citar a frase que escutei de uma aluna ” a gente trabalha tanto para ganhar dinheiro, mas não tem tempo para gastá-lo”.
As vezes, as mudanças apenas ocorrem quando literalmente se deparam com o médico na sua frente dizendo “se você continuar assim, não passará dos 40”.
Como na vida “moderna” a maior parte do dia está voltada ao trabalho, as pessoas sem “tempo” para se alimentar adequadamente, comem alimentos rápidos, normalmente fast food, que são ricos em gorduras, sal e açúcar, elevando o número de obesos e de pessoas com sobrepeso a cada ano. Esse ganho de peso aumenta significativamente a probabilidade de desenvolver diabetes mellitus, problemas osteoarticulares, hipertensão, problemas respiratórios, etc…
Além da obesidade, que se transformou em uma epidemia mundial, temos a depressão que é considerada o mal do século XXI, afetando a cada dia um número maior de pessoas. Este é um problema sério porque, muitas vezes, a depressão pode estar associada a outras doenças como:
- Euforia;
- Ansiedade;
- Síndrome do pânico;
- Distúrbios alimentares como anorexia e bulimia.
Mas a questão preocupante é o difícil diagnóstico dessas doenças, já que as pessoas não procuram um psicólogo ou um psiquiatra, pois ainda existe o conceito de que esses profissionais são “médicos que atendem loucos”.
Poderia listar outras consequências à saúde desse estilo de vida “moderno”, mas acredito que não seja necessário, pois a ideia desse texto é fazê-lo refletir sobre suas atitudes e que você tente responder a pergunta da foto “Quanto vale seu tempo? E sua saúde?”.
Alimente-se bem, faça exercícios físicos regularmente, leia mais, ria mais, cante, brinque, assista um filme, dedique um “tempo” do seu dia a você, a sua saúde e seu bem estar!!!
Infelizmente vivemos em mundo capitalista onde as pessoas só pensam em dinheiro, e em muitas das vezes ou melhor na grande maioria das vezes devido o sistema ou a mídia impor certos conceitos somos praticamente obrigados a segui-los..
Vejo pessoas trabalhando até tarde, deixando de fazer coisas que gostam para cumprir prazos, metas e indicadores e etc… Vivo em um mundo corporativo onde em alguns momentos olho para o lado e o que vejo são zombies trabalhando, zombies alienados ao sistema.
Mas o que fazer com relação a essa questão, se temos que trabalhar igual a loucos para pagar mais de 30% de impostos por remedias, alimentos, moradia entre outros..
A solução que vejo é, “administrar o tempo” para que apossamos trabalhar sem se depreciar, separar um tempo para praticar ou fazer coisas que gostamos, separar um tempo para a família, esportes, cultura e etc…
Se quem está esse comentário não faz isso.. Considere-se um zombie..
E a resposta para a pergunta é: meu tempo vale muito, minha saúde, minha qualidade não tem preço!