5 razões para você praticar Treinamento com Pesos

Treinamento com Pesos O treinamento com pesos é uma parte essencial de qualquer programa de perda de gordura bem sucedida, pois aumenta o seu gasto energético total por esses três mecanismos poderosos:

  1. Construir massa muscular e aumentar a taxa metabólica de repouso;
  2. Aumentar os níveis de hormônios catecolaminas, aumentando a taxa metabólica;
  3. Aumentar a taxa de queima de gordura no organismo.

O objetivo de Perda de Gordura, é conseguida através da criação de um balanço energético negativo (mas não depende somente disso). O exercício aeróbico é normalmente recomendado, pois em intensidades moderadas, tem o poder de aumentar o gasto de energia, em seguida, o treinamento do peso devido ao fato de que a musculação é intermitente e inclui períodos de descanso.

No entanto, o treinamento de peso aumenta substancialmente sua taxa metabólica de repouso fazendo com que queime mais calorias. Aqui algumas razões para você dar ênfase ao treinamento com pesos:

 

#1 – Treinamento com pesos  aumenta a taxa metabólica de repouso

 

Quase todo mundo sabe que o treinamento com pesos tem o poder de construir músculos e isto é essencial, porque a massa muscular por si só contribui com cerca de 22 por cento da taxa metabólica de repouso. O resto é contabilizada pelo osso, tecido conjuntivo e órgãos.

O aumento da massa muscular irá aumentar significativamente a sua taxa metabólica pois o treinamento com pesos pode preservar a massa muscular quando as pessoas cortam calorias para perder gordura.

 

#2 – Treinamento com  pesos  aumenta os níveis de catecolaminas

 

Exercício intenso aumenta os níveis basais de hormônios catecolaminas, epinefrina e norepinefrina, esses hormônios resultam em queima de gordura.

 

#3 – Treinamento com  pesos  aumenta a taxa metabólica durante a recuperação

 

Exercício extenuante como musculação de alta intensidade leva o corpo a queimar energia em um ritmo acelerado durante as 24 horas, isso se chama EPOC “O consumo em excesso pós-exercício de oxigênio.”

Basicamente, o corpo necessita de oxigênio extra, a fim de executar processos de recuperação, incluindo a restauração de energia muscular e reparar o tecido danificado fazendo com que gaste mais calorias.

 

#4 – Treinamento com  pesos aumenta a queima de gordura

 

Aumenta a queima de gordura tanto imediatamente após um treino de musculação como a longo prazo.

As elevações pós-treino em hormônios, como as catecolaminas e hormônio do crescimento  contribuem para uma maior utilização de gordura  como  combustível.

 

#5 – Treinamento com pesos  restaura a sensibilidade à insulina

 

A resistência à insulina ocorre quando as células do seu corpo não se ligam prontamente à insulina, o que significa que o açúcar no sangue não é efetivamente utilizado pelo corpo.

Elevados níveis de insulina também provoca inflamação, o que conduz a um envelhecimento acelerado e doenças .

O treinamento com pesos pode evitar toda essa miséria e permitir a perda de gordura corporal, restaurando a sensibilidade das células à insulina.

 

Salvar

Artigo anteriorBenefícios em presentear seu filho(a) com uma Bicicleta!
Próximo artigoTreinamento funcional para emagrecer, já experimentou?
Ludmila Merlin
Ludmila é Ex-Atleta Body fitness da IFBB-SP, atua como Modelo Fitness. Ludmila é bacharel em Educação Física portadora do CREF 119585-G/SP, atualmente é graduanda em Nutrição. A mesma atua como Personal Trainer e também presta consultoria On-Line.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite, Muay Thai e dança são treinos aeróbios. Para que nao atrapalhe o treino de forca e as reservas de glicogênio o que devo fazer: aeróbio antes da musculação ou fazê-los em horários diferentes do dia, por ex. Manhã aeróbio e Noite musculação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui