Inúmeros estudos indicam que atividades físicas ajudam na perda de gordura e na prevenção da obesidade e diabetes.
No entanto, qual é o papel de exercícios musculares na ação destes distúrbios sobre um dos órgãos mais importantes e multifuncionais do nosso corpo, o fígado?
Pois é! Essa foi à pergunta que estimulou um estudo de pesquisadores brasileiros da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e da USP (Universidade de São Paulo) em parceria com profissionais das universidades de Harvard e de Massachusetts College of Pharmacy and Health Sciences, nos EUA.
Segunda um estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of Endocrinology, praticar treino moderados de força durante 15 dias pode diminuir o acúmulo de gordura no fígado, e até mesmo controlar a glicose.
A pesquisa foi realizada em camundongos e revelou que mesmo para indivíduos acima do peso a redução de gordura pode chegar a 30%.
Leia também:
Desta forma, mais uma vez é possível vermos o quanto a musculação é benéfica para o nosso organismo, seja pra deixar os músculos definidos e tonificados, como para acelerar o metabolismo, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente.
Alimentos que ajudam na Redução de Gordura no Fígado
Ter uma alimentação saudável é a base de tudo, principalmente para ter uma qualidade de vida melhor. Entretanto, pessoas que apresentam gordura no fígado precisam manter uma dieta específica, para assim, combater a gordura no fígado.
Por isso, confira alimentos essenciais para reduzir a gordura no fígado:
Tamarindo
Os ácidos insaturados desta fruta atuam como descongestionantes e protetores do fígado. Logo, por ser rico em fibras ajuda a melhorar a digestão e elimina o excesso de gordura.
Legumes
O consumo de legumes é um remédio eficiente para combater a gordura no fígado, devido às suas proteínas.
Morangos
Por ser rico em vitamina C, o morango fortalece o sistema imunológico e seus ácidos orgânicos previnem a acumulação de gorduras.
Limão
Por ser rico em vitamina C e em antioxidantes, o limão previne muitas doenças.
Grãos Integrais
Eles são ricos em fibras e facilitam a redução de gordura. Assim, vai evitar os picos nos níveis de açúcar e o aumento do LDL, o colesterol ruim.
Espinafres
Por ser rico em clorofila, o espinafre absorve e elimina as toxinas e gorduras do fígado.
Portanto, o exercício físico é o remédio para gordura no fígado (esteatose hepática), pois reduz significativamente a gordura visceral.
O combate à gordura no fígado em pessoas com sobrepeso ou obesidade são mais eficientes quando combinados: aeróbios + musculação.
A queima de gordura é sistêmica, assim quando está queimando gordura do seu abdômen, automaticamente está tirando gordura de seu fígado.
Além disso, aliar a atividade física a uma alimentação saudável será essencial para reduzir a gordura no fígado.
Então, inclua esses alimentos e evite: bebidas alcóolicas, tabagismo, sedentarismo, alimentos como massas e pães, sucos naturais e de caixinha, bacon e gorduras e doces.
Para finalizar, segue a dica: para aqueles que ainda não praticam musculação, agora é a hora de pensar duas vezes!