Para quem realiza treinos pesado, o café no pré treino pode contribuir e muito no seu desempenho. A bebida, funciona como um estimulante natural, traz ânimo e disposição ao seu corpo e, por isso, é uma ótima opção antes das atividades físicas. Além disso, possui inúmeros benefícios listados abaixo.
Sem calorias, o café possui excelentes minerais, como sódio, tiamina, niacina, ácido fólico, fósforo, magnésio e manganês. Além disso, possui cerca de 1000 tipos de compostos químicos. Com isso, pode ser considerado como uma boa fonte de antioxidantes para manter seu organismo em bom funcionamento e com mais imunidade.
O brasileiro toma café há muito tempo. Além disso, a bebida é uma das mais consumidas no mundo. Para começar o dia ou até mesmo despertar antes de alguma tarefa, o café traz muitos benefícios à saúde, ainda mais para quem pratica atividades físicas. O grão de café combina com água quente com também pode ser utilizado em receitas e suplementos.
Benefícios do Café no Pré Treino
1. Efeito estimulante traz Mais Força
A cafeína, presente em 95% no café, é uma substância com efeitos estimulantes. Desta forma, a energia do seu corpo aumenta para a realização de atividades com o café. O sono diminui e faz com que haja mais ritmo ao seu dia. Beber café no pré treino pode fazer com que você tenha até mais motivação durante a prática e, até mesmo, atingir cargas mais altas.
4. Efeito anti-inflamatório
A cafeína possui ação anti-inflamatória, o que faz também com que haja melhor recuperação dos seus músculos após a realização dos exercícios. Com isso, aquela dor após os treinos diminui com o café no pré treino. A bebida também é um ótimo cardiovascular e mantém seu coração em um bom ritmo, pela presença de flavonoides.
2. Melhora a Concentração
Além de estimular, a cafeína faz com que haja mais foco e concentração. O café também reduz enxaquecas dores de cabeça, pode melhorar o humor, tempo de respostas, a memória, a vigilância e a função cognitiva em geral. A substância aumenta o disparo neuronal no cérebro e a libera neurotransmissores, como a dopamina e norepinefrina. O café no pré treino, com certeza, fará com que você execute os exercícios com mais atenção.
3. Queima a Gordura
Com mais estímulo e foco, praticantes de atividades física podem sentir mais ânimo durante seus treinos e potencializar resultados em mais tempo. O café aumenta a taxa metabólica e mobiliza os ácidos gordos dos tecidos de gordura para gerar energia. Isso faz com que haja um melhor condicionamento físico, pois o metabolismo age mais rápido. Além disso, o efeito termogênico da café emagrece e faz com que haja menos apetite.
4. Melhora a Respiração
Como se sabe, a respiração certa contribui para a realização dos treinos. O café no pré treino dilata as vias respiratórios e facilita a oxigenação do corpo. Desta forma, a prática dos exercícios flui com maior facilidade.
Café no Pré Treino, Quando tomar?
O café no pré treino deve ser consumido cerca de 30 minutos antes da prática, quando o objetivo é a queima de gordura e mais disposição. A substância é absorvida rapidamente pelo corpo e seu pico de concentração acontece entre 15 a 45 minutos. Para quem busca a hipertrofia, não se recomenda tomar o café no final do treino.
Há uma quantidade recomendada?
Sim. Recomenda-se 2 a 6 mg de cafeína por quilo de peso para os treinos.
Além dos benefícios do café no pré treino, a bebida evita o câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esofágico. Por ser uma ótima fonte de antioxidantes, ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Além disso, controla a diabetes e diminui 60% o risco de contrair a doença de Alzheimer e demência. No caso de Parkinson, o risco fica entre 32-60% menor. A bebida também reduz os riscos da cirrose hepática, de cálculos biliares e doenças na vesícula. Por fim, melhora a digestão.
ATENÇÃO!
O excesso de cafeína pode causar efeitos colaterais, como insônia, nervosismo e alteração do ritmo cardíaco. Não se indica o consumo de café para gestantes, crianças, pessoas ansiosas, com glaucoma e incontinência urinária. Para pessoas saudáveis, recomenda-se tomar cerca de três a quatro xícaras com 50ml.
Evite beber o café com muito açúcar. É preferível que a bebida seja consumida sem a adição de açúcares, por mais que a bebida seja um pouco mais amarga e forte sem a sua presença. Para quem não consegue tomar sem, é indicado o uso de dosagens controladas.
Leia também:
Café corta o efeito da Creatina? Mito ou Verdade?
Conheça os Benefícios do Bulletproof Coffee: o Café à Prova de Balas
Para os diabéticos, o café traz o ácido clorogênico e a trigonelina alcalóide, que colaboram para a redução de insulina e insulina no sangue. O grão ainda está relacionado com a prevenção de câncer assim como o fortalecimento da memória. Para a maioria das faixas etárias, o café deve ser consumido moderadamente.
A cafeína pode ser encontrada na composição do café, de chás preto e mate, nas bebidas com base de cola, no guaraná e em alguns chocolates. Na suplementação para atletas, a substância é encontrada em termogênicos e outros suplementos.
SUPLEMENTAÇÃO
Para quem vive na correria e não tem tempo para preparar o café no pré treino, o Suplemento de Cafeína pode suprir a necessidade de quem busca mais agilidade nos treinos. Vendido em cápsulas, o suplemento possui ação prolongada, promove a manutenção de energia durante os treinos, assim como a termogênese.
Há também suplementações que combinam os benefícios da cafeína com os de outras substâncias. É o caso do Pré-Treino da Growth Supplements, que utiliza maltodextrina, cafeína, taurina, vitaminas e minerais. Clique aqui e confira!
Essa foi a dica para quem quer mandar bem nos treinos.
Até a próxima e bons resultados!
Bela sacada, quantas e quantas pessoas não faziam nem ideia que existia uma correlação entre café e exercícios.
Parabéns!
Muito bom saber, fiquei parado 2 anos, completamente, os joelhos começaram a doer, e as camisas nem cabem mais sem ficar aquele filete de barriga aparecendo embaixo.
Tratei de começar a exercitar novamente, e em 2 meses já estou tendo um ótimo resultado.
Comecei a querer saber o que poderia me ajudar, e como um bom mineiro nunca iria conseguir largar o café…
VALEU!!!
Toda vez que tomo café e/ou como banana no pré treino fico com uma azia horrível!
já experimentei comer até duas horas antes e ainda sim sinto o mal estar durante os exercícios.