O treino de pernas pode influenciar diretamente do desenvolvimento dos braços. Já vamos entender como!
Nos dias atuais, já compreendemos que o nosso tecido muscular funciona como uma verdadeira glândula. O tecido estimula a liberação de uma série de hormônios anabólicos. Principalmente, IGF-1, MGF, GH e TESTOSTERONA.
Nada é tão fácil quando se fala em hipertrofia. Diferentemente das outras glândulas, o tecido muscular só desempenha o seu papel de glândula quando é exigido com treinamentos. O tipo de treinamento que mais estimula a liberação destes tipos de hormônios são os exercícios com cargas e de alta intensidade, como a musculação.
Assim, fica fácil raciocinar que, quanto MAIOR o MÚSCULO, MAIS INTENSO é o estimulo e liberação desses hormônios. O treino de pernas, pelo grande volume muscular dos membros inferiores, é o treinamento com maior potencial de liberar estes hormônios. Muitos trabalhos provam isso.
O que eu acho mais interessante é um que comparou dois grupos de atletas. O primeiro grupo treinou apenas bíceps por um determinado tempo enquanto o segundo treinou apenas bíceps e pernas. Qual foi o resultado?
O segundo grupo, que efetuou o treino de pernas e bíceps, obteve um desenvolvimento de bíceps maior do que o grupo que treinou apenas o membro. Existem outros pontos que também comparam o aumento de GH, testosterona e IGF-1 no período intra e pós treino. Sendo o treinamento de pernas o que gera um maior aumento.
Você pode até aproveitar para treinar um músculo menor, como as panturrilhas, logo após o treino de pernas. Justamente para aproveitar os altos índices de hormônios anabólicos circulantes após o treino.
Mesmo que você não ligue para pernas finas, só use bermuda e calças e odeie treinar pernas. Se você quer bíceps, glúteos, ombros, tríceps ou qualquer outro grupamento muscular maior, o treinamento de PERNAS pode ser o estímulo que faltava. Eu faço o treino de pernas toda semana sem falta, mesmo que eu não consiga ir treinar todos os dias. Particularmente, ainda quero melhorar bastante esse grupo muscular, então…
…não dá pra ter folga do Treino de Pernas!
Ótimas dicas Eduardo, treino é para o corpo todo, não da para deixar de lado.