Venda de Sibutramina e outros Inibidores de Apetite é liberada

Sibutramina e outros Inibidores de Apetite é liberada O projeto de lei que autoriza a produção e venda de medicamentos inibidores de apetite foi sancionado na última sexta-feira (23), sem vetos, pelo presidente em exercício, Rodrigo Maia. A lei faz parte do Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC) 61/2015, que foi aprovado em 20 de abril pelo Senado e encaminhado à Câmera dos Deputados para votação.

As substâncias sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol são uma das principais utilizadas em medicamentos para emagrecer.  Até então,  essas substâncias eram restringidas e até mesmo proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com Anvisa, havia bloqueio dessas sustâncias por estarem relacionadas com risco de problemas cardíacos.

Associações médicas e o Conselho Federal de Medicina (CFM) geraram reações a essa medida. A Anvisa, nesse caso, alterou a resolução e autorizou a produção, manipulação e comercialização das substâncias. Além disso, a agência definiu normas de controle, como a necessidade de receita, termo de responsabilidade médica e consentimento do usuário.

De acordo com informações do Senado Federal, a venda de sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol precisa de apresentação da receita especial na cor azul, no modelo B2.

 

Como funcionam os Inibidores de Apetite?

 

Alguns inibidores de apetite regulam locais do cérebro responsáveis pela sensação de fome. Geralmente, são indicado por médicos a pessoas classificadas como obesas, quando o Índice de Massa Corporal (IMC) está acima de 30.

Causa a perda de peso já que faz com que o indivíduo tenha menos apetite e passe por uma reeducação alimentar. No caso, são remédios consumidos por períodos curtos de tempo e pelo acompanhamento médico. O principal motivo: trazem alguns efeitos colaterais.

Efeitos colaterais dos Inibidores de Apetite

  • Boca seca
  • Dores de cabeça
  • Insônia / sonolência
  • Aumento da pressão arterial
  • Náuseas
  • Tonturas
  • Dores menstruais
  • Dores nas articulações
  • Gosto estranho na boca

 

INIBIDORES NATURAIS
Existem opções para quem prefere evitar essas substâncias. Os inibidores naturais podem trazer efeitos semelhantes. De certa forma, não resultam em possíveis riscos a sua saúde. Dentro os inibidores naturais estão: Ovo, Água, Batata-doce, Limão, Gelatina, Tofu, Chá Verde, Chocolate amargo, Café, Gengibre, Abacate, Aveia, Suco de vegetais, Salmão, Canela e Linhaça.

Leia também:

Dicas importantes para você Emagrecer com Saúde!

No entanto, devemos entender que o uso de inibidores de apetite não são suficientes para a perda de peso. Para se ter uma peso saudável e permanente, é preciso que haja uma reeducação de hábitos, como a inclusão de atividades físicas e dietas reguladas. Indica-se sempre o acompanhamento de um nutricionista, que estará apto a te auxiliar nesse sentido.

 

Artigo anteriorEntenda como fazer o Agachamento de forma Correta!
Próximo artigoAnvisa suspende venda de lotes Gynera, Anticoncepcional Bayer
Dicas de Treino
Os posts com a assinatura Dicas de Treino são escritos por profissionais da área de Educação Física / Personal Trainer com seu devido CREF, Nutricionista com seu devido CRN, Médico com seu devido CRM além de Psicólogos, Farmacêuticos, Redatores, entre vários outros profissionais de áreas relacionadas ao mundo fitness. Todos com o intuito de contribuir com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui